Futebol, tênis e xadrez marcam o primeiro dia do JUBs Modalidades em Brasília

Começaram, nesta terça-feira (23), os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Modalidades. O evento, que acontece em Brasília, teve disputas no futebol 7, tênis e xadrez no seu primeiro dia.

Na quarta-feira (24) serão disputadas 11 modalidades no total: badminton, basquete 3×3, tênis de mesa – tanto convencional quanto paradesportivo –, futebol 7, jiu-jitsu, tênis, wushu e xadrez.

“Esse evento tem características bem interessantes. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário está testando um formato que unifica o JUBs Lutas, Raquetes, Basquete 3×3, Futebol 7 e Xadrez, um evento que só não é maior que o JUBs Fase Final. Isso mostra o tamanho que o esporte universitário brasileiro alcançou nos últimos anos e a importância que ele vem tendo perante os atletas e instituições de ensino”, explica Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Para o judô, taekwondo e tênis de mesa, a competição também é classificatória para a Universíade, segundo maior evento poliesportivo do mundo, que acontece em julho, na Itália.

O JUBs Modalidades 2019 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU), com apoio da Secretaria Especial do Esporte, Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

Universíade de Verão

A Universíade de Verão, segundo maior evento poliesportivo do mundo, acontece de 3 a 14 de julho, em Nápoles, na Itália. O Brasil marcará presença em oito modalidades: atletismo, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e vôlei.

Sobre a expectativa para a competição, Cabral fala: “Eles apresentaram uma excelente estrutura esportiva. Superaram várias dificuldades e definiram as hospedagens nas delegações em dois navios e alguns hotéis espalhados pela cidade. Nós acreditamos que, mesmo sem a vila, vamos ter uma ótimo Universíade em Napoli”.

Foto:CBDU