Fundhas aposta em série de vídeo de prevenção à saúde bucal

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) iniciou nesta semana o projeto de prevenção à saúde bucal para crianças e adolescentes. O objetivo é levar, de forma remota, o consultório odontológico para dentro das Unidades. 

Por meio de uma série de vídeos, os atendidos são convidados a conhecerem e aplicarem no dia a dia os principais cuidados e orientações para uma saúde bucal de qualidade. A iniciativa busca estimular e conscientizar sobre o autocuidado com os dentes e a boca para evitar casos clínicos complexos.

Saúde bucal

O projeto prevê, inicialmente, a exibição de três vídeos educativos alinhados a exercícios de prevenção enviados no “caderno de atividades” e visita periódica para acompanhamento das crianças. Para fortalecer as atividades, a equipe do projeto de saúde bucal, está participando do horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) com os educadores. 

No primeiro vídeo, a dentista ensina a maneira correta para escovação dos dentes, e apresenta de forma didática os movimentos adequados e reforça a necessidade do uso do fio dental. Emanuelle Amélia Afonso, 13 anos, conta que usa aparelho e já sabia a maneira correta de escovar os dentes, mas que o vídeo é muito importante para ajudar outras pessoas. “Achei a apresentação muito legal e vou levar as informações que aprendi aqui para dentro de casa”, disse. 

O lançamento da série, realizado presencialmente na Unidade Arnoldo Nascimento (região sul), contou com a participação do Dr. Abobrinha da Silva, personagem criado para envolver as crianças de forma lúdica. 

Os vídeos serão exibidos em todas as unidades até maio. As próximas produções abordam assuntos relacionados à promoção à saúde, alimentação e placa bacteriana. 

Projeto envolve crianças e adolescentes e estimula o autocuidado – Foto: Divulgação

Instagram