Fuja da crise: Especialista ensina para dona de casa cinco passos para ajudar no orçamento doméstico

A economia doméstica é sempre vista com bons olhos pelas famílias, ainda mais durante a crise econômica e o desemprego que o país vem passando nos últimos anos. 
Todos os membros da família são responsáveis pelos gastos referentes à casa, desde a conta de água até as despesas com o carro. O Rafael Villard, também conhecido como Rafa Trader, que mostra de forma simples dados sobre bolsa de valores e economia, destacou dicas de economia doméstica para ajudar quem mais precisa:

1. Organização – é preciso ser organizado com as contas para mantê-las sempre em dia. Anote em uma planilha tudo o que vai comprar, seja compra do mês ou pequenos produtos do dia a dia, assim você terá mais controle de seus gastos.


2. Corte gastos – anotando tudo o que você compra, vai poder classificar o que é realmente necessário e o que não é.
3. Pague suas dívidas – tente sempre mantê-las em dia, sem atrasos, para não pagar juros sempre.


4. Tenha uma reserva financeira – é interessante começar a guardar dinheiro, mesmo que seja em um cofrinho, em casa. Assim você cria hábitos para fazer investimentos futuramente, existem vários tipos de investimentos em renda fixa onde o seu capital fica guardado, rendendo e é seguro.


5. Pesquise – esta é uma das bases para a economia doméstica. Antes de comprar qualquer coisa, por menor que seja, você deve pesquisar os preços. Hoje, há muitas ferramentas online que facilitam essa tarefa. Dependendo do produto é fundamental conhecer os preços nas lojas físicas e online. A economia pode chegar a 80%.


Sobre Rafael Villard


Rafael, que no passado, (meados de 2011), não conhecia o mundo do mercado financeiro e nada entendia sobre o assunto, começou sua busca por esse conhecimento e após um grande percurso, desenvolveu suas técnicas se encontrando na profissão e decidindo compartilhar com futuros investidores o conhecimento adquirido, fazendo sua primeira aparição profissional como professor de sala ao vivo da corretora corretora Rico durante 1 ano e depois na corretora Modalmais onde é parceiro atualmente.

O profissional Rafael VIllard, de 32 anos de idade, CEO da empresa educacional TeamUrso, ministra treinamentos e palestras de mercado financeiro pelo Brasil todo com seu parceiro Wagner Marinho, com aulas presenciais e online, ensinando as pessoas como ele opera no mercado.

Seu foco operacional é no mercado futuro (índice e dólar), mas sempre acompanhando o mercado de ações.


Canal no telegram onde divulga algumas dicas, cursos e palestras: https://t.me/teamurso
Instagram: https://www.instagram.com/rafatrader