Flores na decoração: quais espécies escolher

Com primavera no ar, decoração com flores pode renovar ambiente

A primavera chegou, e, com ela, as ruas e as paisagens floridas. Para combinar com o clima, muitas marcas de roupa lançam coleções especiais, para que as vestimentas estejam de acordo com a estação – mas não é só você que precisa se vestir para a primavera. A decoração com flores também pode dar um toque especial para a sua casa nesse período, e aproveitar a época em que as flores e plantas desabrocham deixa o seu lar muito mais bonito e aconchegante. Quer saber como deixar o seu lar decorado lindamente com flores? Confira essas dicas essenciais!

Escolher as principais flores da estação

Apesar de muitas flores desabrocharem na primavera, existem algumas que são os destaques principais da estação. Confira algumas delas!

Girassol

Uma das que mais chamam a atenção é o girassol, que é uma das principais flores para decoração no mundo inteiro. A cor forte e seu simbolismo, que gira em torno da alegria e da felicidade, fazem com que o girassol seja o principal candidato para a decoração. Você pode colocar os girassóis em vasos ou arranjos, sobretudo para decorar ambientes externos como varandas e jardins. Quando for decorar ambientes internos, o ideal é evitar excessos, para que ele não roube toda a atenção.

Margarida e gérbera

Outra flor queridinha para a decoração é a margarida. Com todo seu charme e delicadeza das pétalas, as margaridas são perfeitas para decorar ambientes internos (e elas ainda ajudam a perfumar o lugar). Você pode deixá-las em buquês, vasos e cestos para enfeitar salas de estar e salas de jantar. Já as gérberas, assim como os girassóis, são ótimas para ambientes externos, pois elas dão vida e cor extra para a decoração. 

Orquídeas

As orquídeas, por sua vez, são flores especiais: elas desabrocham apenas uma vez ao ano, e é uma espécie que vive por um bom período. O significado das orquídeas é o renascimento, como se esta fosse a fênix das flores. É perfeita para decorar espaços internos e externos, pois é uma flor delicada com uma cor forte, que chama a atenção.

Combinar as flores com os ambientes

Para que a decoração fique perfeita, não se esqueça de combinar as cores do ambiente com as cores e os formatos das espécies de flor que você deseja inserir na decoração. Por exemplo, em locais com cores mais neutras, se você deseja dar um contraste, prefira colocar uma gérbera ou mesmo uma orquídea; já em ambientes com muitas cores prefira uma flor com uma cor mais delicada, como a margarida. Desta maneira, o ambiente fica harmonizado e a decoração, impecável!

Foto:istock

Instagram