Firmado TAC para criação do Programa de Cultura de Paz em São José dos Campos

Acordo foi celebrado pelo MPSP e prefeitura do município

 

Na última quinta-feira (2/5), foi assinado um Termo de Cooperação entre Promotoria de Justiça, Prefeitura de São José dos Campos, Polo Irradiador e Conselho Municipal de Cultura de Paz para planejamento e estruturação do Programa Municipal de Cultura de Paz e Convivência Humanitária naquele município. A política pública abrange o desenvolvimento de tecnologias e projetos de cuidado que permitem ver e trabalhar as causas de conflitos, bem como semear ferramentas de integração e de convivência humanitária.

O documento é fruto do trabalho do Polo Irradiador de Cultura de Paz de São José dos Campos, que é composto por dezenas de órgãos e segmentos da cidade, que periodicamente se reúnem para a execução de ações integradas nesta área. O Polo Irradiador é um movimento que visa a criar um sentido de pertencimento, integração e fomento pela cidade e seus órgãos públicos e cidadãos em diversas ações e projetos nas áreas da saúde, educação, justiça, assistência social e na comunidade em geral, entre outras. Protagonismo juvenil, práticas integrativas e Justiça Restaurativa estão entre os eixos de trabalho do Polo Irradiador.

Já o Conselho Municipal de Cultura de Paz é um órgão municipal de caráter consultivo, responsável por sensibilizar a população para a importância da paz na construção da cidadania, por meio do diálogo, da solidariedade, de projetos comunitários e da educação pela diversidade.