‘Festival da Alcachofra’ no Amicci Anchieta

Além de uma deliciosa entrada, capaccio de alcachofra ao molho campanha, o evento conta com três opções diferentes de menu.

O Amicci Anchieta, restaurante/enoteca em São José dos Campos, lança em setembro (dia 3) a segunda edição do ‘Festival da Alcachofra’. O evento, que vai até 2 de outubro, conta com três opções de menu à base dessa ‘flor exótica’.

Sob o comando do proprietário, o sommelier Marcelo de Moraes, o festival acontece de terça a domingo, nos horários do almoço e jantar. “Estamos sempre em busca de novidades para nossos clientes e a alcachofra não é um prato comum na cidade. Esperamos repetir o mesmo sucesso do ano passado”, afirma.

Segundo ele, a alcachofra é de origem mediterrânea, com cultivo muito acentuado em regiões da Itália. “No entanto, sua adaptação foi muito bem sucedida na América do Sul, sendo o Brasil um de seus principais pontos de cultivo”, ressalta.

‘Festival da Alcachofra’

O chef David do Amaral Martins elaborou uma entrada que inclui carpaccio de alcachofra ao molho campanha e folhas nobres. Para o prato principal, são três opções de alcachofra: com risoto de abóbora e carne seca com cebola roxa; ao mignon com creme de provolone e tomate confit; e uma opção “caipira” que inclui frango desfiado cremoso, milho, ervilha, azeitonas, cebola e tomate e ervas.

HARMONIZAÇÃO – Para os amantes do vinho, já que o Amicci oferece 600 rótulos diferentes entre nacionais e internacionais, Marcelo de Moraes esclarece que a alcachofra não tem fácil harmonização quando servida sozinha. “Como aqui servimos alcachofras cozidas e recheadas, a sugestão de um bom vinho para acompanhar é um tinto, sem barrica. No caso, o Beaujolais ou o Espino Pinot Noir são super indicados, pela leveza e similaridade”, enfatiza.

O menu (entrada mais o prato principal) custa R$ 89,90 por pessoa. Para maior comodidade, é recomendável fazer a reserva antecipadamente pelo telefone (12 ) 3923-9048.

Amicci Anchieta

O restaurante/enoteca Amicci fica à Av. Anchieta, número 225, no Jardim Esplanada.

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Ana Mattos

Carpaccio de alcachofra ao molho campanha e folhas nobres
Chef David do Amaral Martins e Marcelo de Moraes
Alcachofra com risoto de abóbora e carne seca com cebola roxa