Feira Tecnológica do Inatel apresenta projetos inovadores e promove diversas atividades para os visitantes

Criatividade que transforma. Esse é o tema da 38ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – FETIN, que acontece de 25 a 27 de setembro no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. O evento vai reunir a exposição de projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos da instituição, muito conhecimento prático por meio das atividades maker, muita emoção com as etapas finais do Torneio Arduino Challenge e a Maratona Anual de Programação, envolvendo estudantes do ensino médio, além de apresentações de música, teatro e dança, dentro da programação do Conexão Cultural.

Como nas últimas edições, os projetos serão expostos por todo o campus do Inatel. Os laboratórios de pesquisas, as salas de aula e os corredores da instituição receberão mais de 100 projetos inovadores, que poderão transformar desde pequenas ações do nosso dia a dia, até promover grandes inovações nas áreas da Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Educação e Entretenimento.

De acordo com o coordenador da Fetin, professor Wanderson Saldanha, o tema da feira este ano, remete à evolução tecnológica que estamos vivenciando. “O desenvolvimento da sociedade é marcado por grandes revoluções e a maior de todas está acontecendo agora, a 4ª Revolução Industrial. Tudo está prestes a mudar com a transformação digital. A 38ª Fetin vem mostrar a criatividade pode transformar o mundo através da tecnologia, da inovação, da experiência e do conhecimento”, destaca.

Mais uma vez, o Inatel vai contar com a participação de estudantes estrangeiros que também irão expor suas inovações. Estão confirmadas as participações de estudantes da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno e da Universidad Privada del Valle, da Bolívia, e da Jade University, da Alemanha. Ao todo, serão 11 projetos internacionais.

38ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – FETIN

O horário de exposição dos projetos é das 14h30 às 20h30, exceto na sexta-feira em que a exposição vai até às 18h30, seguida da cerimônia de premiação.  

Palestras e workshops

A Fetin 2019 traz uma programação especial de palestras e workshops, oferecidos gratuitamente para todo o público. Blockchain, Desenvolvimento de Jogos, Hacker Ético, Engenharia de Dados, Certificação de equipamentos médicos e Industria 4.0 são alguns dos temas que serão abordados nesta edição. Clique para conferir a programação completa.

Programação para o Ensino Médio

Todos os anos, o Inatel recebe milhares de estudantes do Ensino Médio para conferir os projetos e participarem de atividades destinadas especificamente para eles, promovidas no Espaço Maker. Em 2018, mais de 3.500 alunos de escolas da região visitaram a FETIN. Neste ano, os visitantes serão recepcionados com uma visita guiada pelo campus e poderão participar de atividades ao estilo “faça você mesmo” envolvendo Games, Realidade Virtual e Eletrônica.

Os estudantes, e também os demais visitantes da feira, poderão acompanhar ainda a semifinal e a final do Torneio Arduino Challenge e da Maratona Anual de Programação, envolvendo alunos do ensino médio de escolas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ambas iniciativas integram o programa de incentivo à Engenharia, desenvolvido pelo Inatel.

Cultura

Em paralelo à exposição de projetos, acontece o Conexão Cultural, uma série de atividades de entretenimento voltadas aos visitantes da feira. Apresentações musicais, intervenções artísticas, dança, teatro e praça de alimentação com food trucks dos mais variados estilos estão previstos para a edição deste ano. O festival integra a programação do movimento “Cidade Criativa, Cidade Feliz”, promovido pelo município de Santa Rita do Sapucaí, com apoio e realização da Finatel. Clique para ver a programação

Fotos:Divulgação

INATEL ESPAÇO MAKER
INATEL ESPAÇO MAKER
Conexão Cultural
Conexão Cultural