Feira Internacional das Trufas Brancas de Alba

Com mais de 600 mil visitantes, a Feira Internacional das Trufas Brancas de Alba é destaque na Itália por conta do turismo cultural e enogastronômico, entre as principais atrações turísticas, na região de Piemonte, destacam-se Langhe, Roero e Monferrato.

De 6 de outubro a 25 de novembro, o mistério e o encanto das Trufas Brancas serão renovados, o evento tornou-se símbolo de uma rica experiência coletiva que une restaurantes, hospitalidade e o autêntico modo de vida italiano. Para os caçadores de trufas, por exemplo, a Lua – a quem é dedicada a nova edição da feira – é uma parte integrante do caminho de busca: entre as informações úteis para determinar quando e onde encontrar as trufas, as fases lunares marcam um tempo preciso. A produção de trufas é um evento difícil de prever com bastante antecedência, as chuvas no final do verão frequentemente fazem a diferença, então mesmo que os trifolaos (caçadores de trufas) não se expressem por enquanto, há um otimismo com base na abundante chuva registrada no território durante a primeira parte do ano criando reservas úteis para a formação de organismos de frutificação.

Além da feira

A força da Feira Internacional da Trufa Branca de Alba é um evento

que vai além de um evento gastronômico “tradicional”, propondo aos visitantes exposições, show cooking, folclore, eventos de rua e caminhos experienciais.

A combinação de alta gastronomia e cultura está novamente presente com grandes exposições, variando de arte contemporânea, projetos de design, mas também concertos e eventos literários.

O foco da feira deste ano é o Mercado Mundial de Trufas Brancas de Alba, aberto todos os sábados e domingo, de 6 a 25 de novembro (mais as aberturas extraordinárias de 1 e 2 de novembro). Um espaço único onde os visitantes podem conhecer um trifolao (caçador de trufas) e se encantar com as histórias de um dos produtos mais preciosos da terra e onde é possível comprar uma trufa com segurança e proteção garantida pelo Centro Estudos nacionais sobre trufas. O Kg de uma trufa pode custar entre € 3.000 a €4.000.

O Alba Truffle Show, espaço dedicado aos shows, conquistou a atenção dos visitantes nos últimos anos. Entre os eventos imperdíveis estão os Foodies Moments, são uma vitrine do gesto criativo que anima as melhores cozinhas do país na criação de pratos em que a Trufa Branca de Alba é a protagonista.

Piazza Risorgimento é o cenário ideal para a exposição “Salotto dei Gusti e dei Profumi”, exposição permanente que celebra a excelência do território piemontês e italiano com degustações e oficinas educativas.

O pavilhão do Alba Truffle Bimbi é projetado para o ensino e para as crianças: guiado por especialistas educadores, crianças e suas famílias são conduzidas em atividades, oficinas e jogos para descobrir natureza, território, cozinha, tradições antigas e muito mais.

Há também o compromisso social: o produto do exclusivo jantar Ultimate Truffle em que combinações incomuns de Trufa Branca de Alba são propostas com elementos únicos.

O Leilão Mundial de Trufas Brancas d’Alba, que chega este ano na 19ª edição (domingo 11 de novembro), será doada para caridade.

Também para o 88 edição da Feira Internacional de Trufas Brancas de Alba, os visitantes podem realizar uma experiência única e imersiva. – declara o Presidente do Ente Fiera Internazionale del Alba White Truffle Liliana Allena – Será o Alba Truffle Show, em particular, o lugar para descobrir gostos e fragrâncias de outras regiões italianas que serão convidadas especiais na Feira Internacional de Trufa Branca de Alba. Uma ocasião especial para completar um itinerário entre o conhecimento e os sabores da península em extraordinária união com a Trufa Branca de Alba.

O artista Albés Valerio Berruti irá promover “A história de Nina” em uma jornada poética na música infantil de Ludovico Einaudi, extraordinário pianista conhecido no mundo e originalmente do Langhe. Duas grandes exposições, organizadas pela Fundação Ferrero e pela família Ceretto, e uma importante reunião literária são algumas das atrações. A Feira Internacional de Trufas Brancas de Alba é motivo de viagem para um público cada vez mais curioso e internacional: por este motivo, o objetivo é dar aos turistas um caminho privilegiado entre comida, cultura e estilo italiano “.

Desde de 31 de outubro de 2017, Alba transformou-se na “Cidade Criativa da Gastronomia Unesco “- sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Alba Maurizio Marello – Graças à Trufa Branca de Alba, nossa cidade foi incluída no prestigiosa rede que atualmente contém 26 cidades de diferentes países do mundo, as excelências mundiais consagradas do setor gastronômico. Durante a Feira de 2018,várias iniciativas que envolverão as outras cidades criativas italianas e internacionais da UNESCO.

Foto de Davide Carletti