Facens faz parte do novo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sorocaba

A Facens, faculdade de engenharia, tecnologia e arquitetura de Sorocaba, reconhecida internacionalmente por seus projetos e iniciativas ligados à inovação, tecnologia e empreendedorismo, foi convidada a fazer parte do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sorocaba. Como instituição de ensino, participarão do Conselho o diretor da Facens, Paulo Roberto Freitas de Carvalho, e a suplente Regiane Relva Romano, coordenadora do Smart Campus Facens. Também foram nomeados dois membros do IPEAS (Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados Sorocabano), vinculado à Facens: Ellis Menasce, gerente da FacensTech, e como suplente Renato Ferrari de Carvalho, gerente de projetos da FacensTech. Todos passam a colaborar para o desenvolvimento e implantação de uma cultura de inovação na cidade, estendendo para o município o conhecimento e a experiência já aplicados na instituição de ensino mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana (ACRTS).

As atividades do conselho estão previstas para começar em agosto e têm como objetivo discutir e fomentar medidas de incentivo a inovação, pesquisa científica e tecnologia em Sorocaba. Formado por vários setores, o CMCTI Sorocaba terá representantes do poder executivo municipal, instituições de ensino superior públicas e privadas, escolas de ensino técnico, instituições científicas e tecnológicas, empresas de base tecnológica, do setor industrial, comercial e de serviços e do sindicato dos trabalhadores.

Sobre a Facens: Entidade filantrópica criada há 41 anos, a Facens é referência no ensino superior de Engenharia, reconhecida com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação). Focada na formação do profissional cidadão e com alto índice de empregabilidade aos seus formandos (média superior a 90% nos últimos 12 anos), oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, além de 20 opções de pós-graduação, entre MBAs e cursos de especialização. A Facens conta com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, atende a quase 5 mil alunos de graduação e pós em uma área 100 mil m² em Sorocaba/SP e, com foco na internacionalização, atua ativamente buscando oportunidades e parcerias com instituições do mundo todo.

Referência também em inovação, a Facens tem um Smart Campus, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados, entre eles o recém inaugurado Laboratório de Manufatura Avançada 4.0. Na área de inovação, a Facens ainda conta com vários núcleos que contribuem para a formação dos alunos, desenvolvimento de professores e parcerias com empresas e comunidade: o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo, o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o Fab Lab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo M.I.T), o Smart Campus Facens, um laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, com vários prêmios nacionais e internacionais: ABMES e GS-1 no Brasil, Smart Cities UK 2017 (Inglaterra) e pelo IDTechEx 2018 Europa (Alemanha) entre outros. Em 2018 a Facens foi reconhecida como Universidade do Ano em empreendedorismo pela rede Babson Collaborative, da Babson College/EUA).