Exposições abrem para visitação no Espaço Multiuso da Univali

O Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), anexo à Reitoria, no Campus Itajaí, recebe na próxima semana as exposições “Birds: Metaphory & Allegory”, da chinesa Louise Cheng, e “Gravuras”, do brasileiro Augusto Raio. As mostras abrem para visitação no dia 6 de novembro e seguem até o dia 16 de novembro. No dia 13 (terça-feira), às 19h30, haverá um evento no espaço com a presença dos artistas.

Ju-Yu (Louise) é natural de Taiwan e nesta mostra apresenta dez obras. Ela utiliza a técnica da pintura com pincel chinês. Louise foi encorajada nas artes por sua mãe, uma renomada educadora de arte e artista – Rose Chiu. Aos 15 anos, começou a frequentar a mais prestigiada escola de arte de Taiwan. Para expandir suas experiências educacionais, ela aprendeu desenho, aquarela, caligrafia e pintura chinesa. Formou-se na Universidade Normal de Taiwan e ensinou arte em escolas de Ensino Médio por sete anos. Em 1994, mudou-se para os Estados Unidos. Seu trabalho é influenciado pela cultura chinesa que remonta a 5 mil anos de história da China. Em suas pinturas, usa duas técnicas tradicionais: Xei Yi (estilo espontâneo) e Gong Bi (estilo detalhado) com aquarela sobre papel de arroz. A sabedoria encontrada nas histórias da vida e as lições apreendidas na natureza a inspiraram a criar pinturas que exigem reflexão profunda. Louise motiva-se a criar obras de arte que duram e espera que sua arte reverbere no espectador.

Já Augusto Raio é um profissional de arte completo e está entre os principais xilogravores da região. Sua exposição contará com 15 obras. Nascido em Porto Alegre (RS), mudou-se para Imbituba (SC) ainda na infância e chegou em Itajaí (SC) em 1970. Com o mar, aprendeu a olhar o mundo com o que ele chama de esperança de menino, buscava e ainda busca – o tempo bom para a “pescaria”. Começou a vida profissional como fotógrafo, exercitando o olhar mais sensível. Depois, ingressou na pintura, brincando com as cores e movimentos. Mais tarde, elementos reais começaram a povoar a sua obra. No contexto de seu trabalho, figura e fundo encontram-se em uma alternância de lugar, sem com isso progredir que a perspectiva aconteça. Sua arte busca a unidade não somente na forma, quer dar unidade também ao ser humano que em sua obra aparece seccionado. Outro tema sempre presente em seu trabalho é a “habitação”, que é a casa de cumeeira, ora o edifício, ora o mar.

As exposições abrem no dia 6, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O evento do dia 13 contará com a presença dos artistas, acadêmicos, docentes, e comunidade externa interessada. Louise é professora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e estará na Univali como convidada de um evento sobre políticas e práticas de educação especial nas escolas estadunidenses promovido pela Escola de Educação da Universidade, no dia 14.

As mostras expostas no Espaço Multiuso são realizadas pela Univali, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, sob curadoria da professora Ane Fernandes. Escolas e demais grupos interessados em agendar visita monitorada devem entrar em contato pelo telefone (47) 3341-7631.

Exposições “Birds: Metaphory & Allegory” de Louise Cheng e “Gravuras” de Augusto Raio
De 6 a 16 de novembro. Evento com a presença dos artistas, dia 13, às 19h30
Onde: Espaço Multiuso da Univali, anexo à Reitoria – Rua Uruguai, 458, Centro – Itajaí (SC)
Visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Mais informações: (47) 3341-7631, na Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, galeriadearteunivali@univali.br | (47) 99987-8615, com a professora Ane Fernandes.

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons