Excesso de exercícios físicos compromete o sistema imunológico?

De forma geral, a prática regular de atividade física é muito positiva para uma vida equilibrada; mas até que ponto o excesso interfere na imunidade do corpo?

Estudos gerais comprovam que realizar exercícios regularmente ajuda o corpo a manter o sistema imunológico fortalecido. No entanto, errar na intensidade do treino pode acabar surtindo efeito contrário. E, diante de um período de pandemia, isto pode se tornar bastante perigoso.

De maneira geral, ao realizar qualquer tipo de atividade física, o corpo responde ativando o sistema imune. Após terminar o treino, a pedalada, a caminha e etc, a imunidade permanece alta por cerca de seis horas.

Isso acontece porque, ao realizar exercícios, o músculo em contração produz uma grande quantidade de substâncias chamadas miocinas (proteínas do músculo), e muitas delas combatem os efeitos inflamatórios do organismo. Durante e após o exercício físico, há uma importante redução das substâncias inflamatórias e aumento das antiinflamatórias.

Apesar de todos os benefícios, existe um alerta: quando os exercícios são feitos em intensidade superior à qual o corpo aguenta, há o risco de o organismo passar a produzir mais substâncias inflamatórias, abrindo portas para infecções.

Atenção aos alertas do próprio corpo

Durante a atividade física, o corpo emite alertas de que a intensidade está excessiva. Sinais como tonturas, queda de rendimento na atividade, velocidade de execução mais lenta e cãibras devem ser observados e, ao serem identificados, é hora de parar.

Outro importante fator que deve ser considerado é o respeito ao tempo de repouso. O descanso é primordial para o equilíbrio nas atividades físicas. Obviamente, entre ser sedentário e fazer exercícios, a segunda opção é sempre a mais indicada; mas é preciso ter cautela e, se possível, contar com a ajuda de um profissional de educação física.

Como se exercitar de forma segura e prazerosa?

Uma das principais dicas para ter uma vida saudável realizando atividades físicas regulares é não tentar recuperar o tempo perdido, mas considerar os próprios limites como algo a ser respeitado. Além disso, ter uma alimentação adequada, hidratação constante e períodos de repouso são indispensáveis.

Instagram