Estratégias de Marketing Digital voltada para usuários mobile

Aproximadamente 70% dos brasileiros já acessam a internet pelo celular, segundo o mais recente levantamento do IBGE. Quando comparado aos resultados obtidos em 2016, este crescimento é ainda mais expressivo, sendo a diferença de quase 10% entre um ano e outro. Em contrapartida, apenas 38,8% fazem o acesso à internet preferencialmente pelo computador (número este que se torna mais impressionante quando comparado a 2013, onde o acesso via computador era feito por 88% do público). Este panorama traz consigo uma visão importante sobre a mudança de comportamento dos brasileiros frente a tecnologia.

Na prática isso significa que absolutamente tudo na internet hoje deve ser pensado os usuários de dispositivos móveis. E isso envolve uma série de questões que vão além de unicamente garantir que a página seja corretamente visualizada numa tela de smartphones, já que pensar na melhor experiencia para este usuário é crucial para o sucesso das suas estratégias online.

A primeira impressão é a que fica!

De nada adianta investir em um excelente web-design no site para desktops, com layout agradável, boa cartela de cores e disposição de imagens e vídeo, enquanto deixa para a versão mobile um site totalmente simplório e sem diferenciais. Todo o seu site deve ser pensado para oferecer a melhor experiencia ao usuário, independentemente de por onde o acesso seja feito.

Outro ponto que não deve ser menosprezado é o SEO. Os mecanismos do Google conseguem identificar se o seu site é otimizado para exibição em dispositivos móveis, e, portanto, apto a aparecer nas primeiras posições da busca. Caso a resposta seja negativa, é bem provável que o site seja penalizado por isso, caindo posições consideráveis no ranqueamento.

Site responsivo

Apostar na criação de sites responsivos traz consigo uma série de vantagens. Ao adotar este modelo o site torna-se mais leve e mais barato. Isso por que não é necessário programar duas versões diferentes de site para serem exibidas de acordo com o dispositivo de acesso. Trata-se de uma única versão que se adapta automaticamente a qualquer dispositivo. Também pelo mesmo motivo, a manutenção se torna mais fácil.

Um dos principais motivos que fazem crescer a taxa de rejeição por um site é caso ele não seja responsivo. Além de driblar este problema, esse investimento ainda colabora para a geração de leads qualificados e um consequente aumento nas vendas.

Foco nos dados móveis

Levando em conta que é crescente o número de usuários que navegam na internet pelo celular, pensar nos itens anteriores e esquecer-se da otimização para dados móveis é um grande erro. Sabendo que a internet móvel (ou o famoso 4G) é a forma principal de acesso dos celulares, investir em um site leve e rápido é fundamental.

Evite mídias muito pesadas. Isso não significa deixar de lado as imagens, por exemplo, mas é interessante comprimi-las, sem perder em resolução e qualidade. Evite o flash e também os pop-ups, já que podem acabar incomodando e afastando o usuário. As franquias de internet para celular são muitas vezes caras e acabam num piscar de olhos, mas não queremos que ela acabe justamente no seu site, não é mesmo?

“Artigo produzido em parceria com a Oblige Marketing Digital ”