Estátua de Jacques Cousteau vira atração turística em Ubatuba

O monumento em homenagem ao oceanógrafo está na Praça da Baleia

O monumento em homenagem ao oceanógrafo está na Praça da Baleia

Ubatuba já é visitada durante todo ano por suas belezas naturais. Mas há outros atrativos que chamam a atenção dos turistas: os importantes monumentos espalhados pelas praças da cidade. O mais recente foi colocado na Praça da Baleia, em 09 de junho, como homenagem ao grande defensor dos mares Jacques Cousteau.

Jacques-Yves Cousteau era oceanógrafo, documentarista, cineasta, inventor e conhecido, carinhosamente, como “Capitão Planeta”. Uma pessoa à frente do seu tempo que mobilizava milhares de admiradores com filmes e documentários que mostravam a beleza e sua preocupação com a fragilidade dos mares.

Na cidade a estátua anda chamando a atenção das pessoas e o movimento na praça aumentou muito. “Como podemos notar, todo mundo quer tirar foto no monumento, de crianças a adultos, e virou uma grande atração na cidade”, destaca Hugo Gallo, Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba, fundador do Instituto Argonauta e presidente do Ubatuba Convention and Visitors Bureau. O monumento é composto pela estátua em tamanho real de Cousteau e a réplica da frente do seu famoso barco Calypso.

 

Sobre a estátua…

Essa estátua foi colocada submersa na Ilha Anchieta por 200 mergulhadores reunidos pela Associação de Operadoras de Mergulho de Ubatuba em 1997, ano de sua morte. Passados 20 anos, em 2017, o monumento em homenagem ao oceanógrafo foi retirado do fundo do mar para ser restaurado. Devido à ação do mar, parte da feição estava irreconhecível. A partir disso, o escultor Fábio Souza fez o processo de restauração, sob curadoria de Francisco Rosa, deixando metade preservada e a outra parte restaurada.

Todo o trabalho foi realizado em conjunto com o Aquário de Ubatuba, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação de Operadoras de Mergulho de Ubatuba, Parque Estadual da Ilha Anchieta e o escultor Fábio Souza com sua equipe. Uma nova estátua será colocada na Ilha Anchieta e, juntamente com a da praça, ficarão como homenagem e agradecimento a quem deixou um legado de defesa e conservação do mundo marinho.

Segue link do vídeo que mostra a estátua na praça e o movimento de pessoas na região: https://youtu.be/sc912o2Z6fQ.

Mergulhadora faz “selfie’ com a estátua de Jacques Cousteau. (fonte: web)
Estátua submersa na Ilha Anchieta de 1997 a 2017. (fonte: web)

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons