Escola de Ilhabela recebe visita do filho de seu patrono

Uma ilustre visita emocionou a todos nesta segunda-feira (6), na E.M. Sebastião Leite, no bairro do Bexiga, em Ilhabela. A unidade recebeu Edmir Silva, filho do patrono que dá nome à escola.

A visita, foi a resposta ao convite feito pela diretora da unidade, a professora Conceição Dias Santos. “Nos encontramos recentemente, fiz o convite e ele veio nos visitar acompanhado de sua esposa. Todos se emocionaram com a história do senhor Sebastião, e pela contribuição ao ensino em nossa cidade”, disse.

Edmir é formado em Direito e sua irmã é professora, ambos tiveram o apoio do pai, que os incentivava a estudar. “Na minha infância por aqui, na idade dos ‘aluninhos’ que conheci ontem, nunca imaginei que no futuro, neste mesmo lugar, teria condições de poder, de alguma forma, contribuir para a educação de tantas crianças. Agradeço a Deus pelos pais que tive, os quais, apesar das dificuldades da época, me proporcionaram esta grata possibilidade. Sou eternamente grato a eles”, declarou emocionado.

 

E.M. Sebastião Leita da Silva

A escola municipal, criada sob a lei nº 850, de 26 de novembro de 1.999, homenageando o senhor Sebastião Leite da Silva – nascido no Bexiga –, tinha como atividade a fabricação de aguardente de cana no engenho situado no bairro. Apesar de jamais ter frequentado bancos escolares, até porque não existiam escolas de fácil acesso na região, ele, com esforço próprio, aprendeu a ler e escrever.

Muito cedo teve feliz visão da importância do ensino na vida das pessoas. Este fato foi, provavelmente, o que o tornou um incentivador dos estudos dos seus filhos; e para isso não mediu esforços numa época em que nesta região da ilha havia somente uma escola com aulas até 3ª série primária: a famosa escola mista de praia Grande, localizada na praia do Julião.

Mesmo sendo uma pessoa de recursos limitados, conseguiu formar seus filhos em Pedagogia e Direito. E, por tudo o que representou como cidadão, tendo sido exemplo de pai de família, uma pessoa benquista no bairro, conquistado o respeito da comunidade em virtude de sua simpatia, solidariedade humana e caráter, e ainda por ter ajudado a construir a história de Ilhabela, foi que Sebastião Leite da Silva, falecido em 26 de abril de 1981, aos 73 anos, recebeu esta justa homenagem póstuma.

 

Ampliação

O antigo prédio da E.M. Sebastião Leite, contava com apenas três salas de aula, uma pequena sala que abrigava o administrativo e a diretoria, sala de professores, biblioteca, banheiros e cozinha.

Reformada e ampliada, a escola ganhou seis novas salas de aula, novas salas para direção, coordenação, professores e monitores, recepção, secretaria, cozinha, pátio com refeitório, banheiros masculino e feminino adaptados, elevador, biblioteca, brinquedoteca e videoteca, playground, sala de informática e uma sala de atendimento de educação especializada inclusiva.  Com esta obra, serão atendidos cerca de 120 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I (o dobro), em um espaço amplo, confortável e adaptado para as crianças nessa fase escolar.

PMI

Edmir é filho de Sebastião Leite, que dá nome à unidade escolar no Bexiga, ao sul do arquipélago
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons