ENÉAS CARLOS PEREIRA É O NOVO DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DA TV CULTURA

COM LONGA ATUAÇÃO EM TELEVISÃO, PROFISSIONAL ASSUME NESTA SEGUNDA-FEIRA (20/7)

A partir desta segunda-feira (20/7), Enéas Carlos Pereira assume a direção de Programação da TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta.

Trata-se de um profissional reconhecido nos meios artísticos e culturais, com longa vivência em produção, criação e gestão de audiovisual, em especial na televisão.

Enéas tem longa trajetória de sucesso na TV Cultura. Atualmente, vinha atuando na área artística em conjunto com Del Rangel, falecido na última quinta-feira (16).

Enéas Carlos Pereira


Breve perfil de Enéas

Enéas Carlos Pereira é autor literário, dramaturgo e roteirista de cinema e TV. Nos últimos anos, além de livros aclamados pela crítica e público infantojuvenil, criou e trabalhou em diversas produções de ficções e documentários exibidos na TV brasileira e salas de cinema.

Na TV Cultura, em parceria com Carlos Queiroz Telles, escreveu o programa infantil Bambalalão. A partir de 2008, de volta à emissora, foi o roteirista das séries Autor Por AutorLá e Cá, esta última uma coprodução da TV Cultura e a RTP (Rádio e Televisão de Portugal).

Neste período, também na TV Cultura, participou da criação e elaboração de roteiros para programas infantis e infantojuvenis como CocoricóAlmanaque Educação,Pé Na RuaQuem Sabe, Sabe, entre outros.

Também integrou a criação e coordenação de roteiros de TERRADOIS, programa apresentado por Maria Fernanda Cândido e Jorge Forbes na emissora pública.

Na TV Record, foi coautor das novelas Marcas da Paixão e Roda da Vida.

No teatro, em parceria com Carlos Queiroz Telles, é autor do musical Draculinha, A Vida Acidentada De Um Vampirinho. Para os palcos escreveu também a comédia infantil Nossos Heróis Na Tv. Além dela, é autor das peças Kuadê PiáUma Aventura Que Entrou Para HistóriaFeliz Idade ClandestinaBixiga, Um Musical Na Contra Mão e muitas outras.

Seu livro infantojuvenil mais recente, Alguém Viu Meu Pai?, deve ganhar uma adaptação para a TV.

Na área de documentários, seus roteiros mais recentes são: Henry Sobel, Luz e Sombras de Um Rabino, com direção de Helio Goldsztejn; Cuban Doctors, dirigido por Paulo Markun; além da série Diretas Já!, também com direção de Paulo Markun e em fase de produção. Enéas ainda assina roteiro e montagem do documentário Tomie, que retrata a artista plástica Tomie Ohtake.

No fim de 2017, estreou nos cinemas o documentário Lygia, Uma Escritora Brasileira, produzido pela TV Cultura, assinando o roteiro e a montagem do longa-metragem.

Enéas Carlos Pereira-Foto: João Caldas

TV Cultura

Em 2019, passou a trabalhar em conjunto com Del Rangel na área artística da TV Cultura. No dia 20 de julho de 2020, assumiu como Diretor de Programação da emissora.

Instagram