EMS Taubaté Funvic é superado pelo SESI no Campeonato Paulista de Vôlei

Equipe termina primeira fase do estadual na 3ª posição e aguarda encerramento da rodada para conhecer adversário das quartas de final

Jogando na noite desta quinta-feira, 03/10, o EMS Taubaté Funvic foi derrotado de virada pelo SESI-SP por 3 sets a 2 (Parciais 25×22 / 27×25 / 19×25 / 27×29 / 16×18), em partida válida pela 7ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei. Com este resultado, o time taubateano fecha a fase de classificação do estadual na 3ª colocação.

Em sete partidas disputadas, o EMS Taubaté Funvic venceu 5 e foi derrotado em duas oportunidades. A equipe somou um total de 14 pontos e termina a primeira fase na terceira colocação. O líder geral foi o Vôlei Renata/Campinas, que teve 100% de aproveitamento.

Nas quartas de final, o Taubaté aguarda a definição do seu adversário, que será Vôlei Ribeirão ou São José. Essas duas equipes se enfrentam neste sábado, e somente após o fechamento da rodada, a Federação Paulista de Vôlei vai confirmar os confrontos dos playoffs. 

O jogo: O auxiliar técnico Maurício Thomas colocou em quadra a equipe inicial com Rapha, Renan, Petrus, Mesa, Vissotto e Rogerinho como líbero. Entraram ao longo do jogo Mohamed Al Hachdadi, Matheus Celestino, Carísio e Fabiano.

O primeiro set começou bem equilibrado, com as duas equipes se estudando nos minutos iniciais. O EMS Taubaté Funvic começou variando o saque na tentativa de quebrar o passe do SESI. O time visitante apostou no saque forçado e chegou a estar à frente do placar em alguns momentos. O Taubaté voltou a impor maior volume de jogo na metade do set e conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. O SESI foi buscar e equilibrou as ações. Com um ace do ponteiro Lipe, o Tubaté abriu vantagem de três pontos e a partir daí o saque forçado e bloqueio foram determinantes para a vitória. Com um ataque do oposto Vissotto, os taubateanos fecharam o primeiro set em 25 a 22, em 26 minutos jogados.

O segundo set reservou mais fortes emoções para o torcedor taubateano. O EMS Taubaté Funvic começou com o set sacando melhor, quebrando o passe do SESI e forçando mais erros do ataque adversário. O SESI buscou o saque tático para equilibrar as ações e conseguiu se manter sempre em igualdade. Nenhum dos times conseguiu abrir grande vantagem e o set foi sendo decido nos detalhes. Maurício Thomas colocou Mohamed Al Hachdad e Symon em quadra. O SESI manteve bom trabalho de bloqueio, mas nos momentos finais o bom saque do Taubaté fez a diferença e a equipe da casa fechou em 27 a 25, em 28 minutos jogados.

O terceiro set começou com o EMS Taubaté Funvic melhor, virando bem as bolas com os ponteiros. O SESI buscou a reação com bom aproveitamento no saque, e contando com maior número de erros dos taubateanos. O time de São Paulo conseguiu virar e abriu boa vantagem, mantendo bom aproveitamento defensivo e no bloqueio. O Taubaté até conseguiu salvar um set point adversário, mas o SESI fechou em 25 a 19, em 23 minutos jogados, diminuindo o placar.

O quarto set começou bem equilibrado com o EMS Taubaté Funvic apostando no saque forçado. Com uma ótima sequência do ponteiro Renan no serviço, os taubateanos conseguiram abrir vantagem no placar, trabalhando bem nos contra-ataques e no bloqueio. O SESI reagiu e voltou a equilibrar a partida. O Taubaté teve uma sequência de dois aces do oposto Vissotto, e voltou a abrir vantagem. O SESI novamente reagiu, com o bloqueio e a defesa trabalhando muito bem. Os taubateanos chegaram a ter três de vantagem, mas o SESI buscou o empate e a virada. Os pontos finais do set foram tensos, e o Taubaté chegou a buscar a reação e teve dois match points. O SESI impediu a vitória taubateana, venceu por 29 a 27 e, 33 minutos, e forçou o tie-break.

O quinto e decisivo set teve a mesma tônica do set anterior, começando com muito equilíbrio. O Taubaté passou a cometer mais erros, e o bloqueio do SESI foi decisivo. Arriscando bastante no saque, o Taubaté acabou cometendo mais erros. A reta final de jogo foi bem disputada, com momentos de tensão e jogadas emocionantes. Após o jogo estar empatado em 13 a 13, o SESI teve dois match points. O Taubaté evitou a derrota, e chegou a virar o jogo, também tendo um ponto do jogo. Mas o SESI foi melhor nos momentos decisivos e conseguiu vencer por 18 a 16, fazendo 3 a 2 em 2h30 de partida.

O maior pontuador da partida foi o oposto Vissotto, do EMS Taubaté Funvic, com um total de 26 pontos anotados. Lipe, ponteiro taubateano, também foi destaque, tendo marcado 24 pontos.

Após o jogo, o capitão Rapha comentou o resultado diante do SESI: “Os jogos contra o SESI são sempre equilibrados, acho que os dois times neste momento estão bem equiparados. O jogo foi um pouco atípico, com muitos momentos tensos e até de tumulto. Mas isso não serve de desculpa para a derrota. O resultado aliás tem que servir de lição para nós, para que entremos nesses playoffs da melhor maneira possível.”, disse o levantador.

 Próximo jogo: A tabela oficial das quartas de final ainda será divulgada pela Federação Paulista de Voleibol. O início dos playoffs do Campeonato Paulista Masculino está previsto para acontecer no dia 08 de outubro.



Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2019

EMS Taubaté Funvic & SESI-SP

1ª fase / 7ª Rodada
EMS Taubaté Funvic 2×3 SESI-SP
Data: 03/10/2019 (quinta-feira)
Horário: 20h00
Local: Ginásio do Abaeté (R. Deli Tabchoury, 499 – Parque Sr. do Bonfim, Taubaté-SP)
Para mais informações: 
www.voleitaubate.com.br

Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2019 – 1ª fase
1ª Rodada
30/08, 20h00 – EMS Taubaté Funvic 3×0 São Judas Voleibol

2ª Rodada
06/09, 19h00 – Climed Atibaia 1×3 EMS Taubaté Funvic

3ª Rodada
10/09, 20h00 – EMS Taubaté Funvic 3×1 São José

4ª Rodada
14/09, 18h00 – Vôlei UM Itapetininga 2×3 EMS Taubaté Funvic

5ª Rodada
20/09, 20h00 – EMS Taubaté Funvic 3×0 Vôlei Ribeirão

6ª Rodada
27/09, 19h30 – Vôlei Renata Campinas 3×0 EMS Taubaté Funvic

7ª Rodada
03/10, 20h00 – EMS Taubaté Funvic 2×3 SESI-SP

EMS Taubaté Funvic

Elenco 2018/2019:
Ponteiros: Douglas Souza, Lucarelli, Matheus Celestino, Lipe e Renan Bonora   
Centrais: Lucão, Petrus, Symon, Isbel Mesa e Maurício Souza
Opostos: Leandro Vissotto e Mohamed Alhachdadi
Levantadores: Rapha, Fabiano Souza e Carísio.
Líberos: Thales Hoss e Rogerinho
———————————-
Técnico: Renan Dal Zotto
Auxiliar Técnico: Maurício Thomas
Auxiliar Técnico: Sérgio Luis Cunha
Preparador Físico: Renato Sérgio Bacchi
Auxiliar de Preparação Física: Jaime Lansini
Fisioterapeuta: Miguel Ambrósio
Auxiliar de Fisioterapia: Maicon Douglas
Analista de Desempenho: Alexandre Leal
Massoterapeuta: Kleeva Albuquerque
Supervisor: Rafael Oliveira
Gerente: Ricardo Navajas

Naming Rights: EMS

Apoiadores institucionais: Funvic e Prefeitura de Taubaté

Master: EcoTaubaté e Havan

Patrocinadores Gold: Miclean, Pacaembú, MRV, Sesé, Assaí

Patrocinadores Platinum: SHA, Hydrostec, Tarumã, Grupo Tubarão

Patrocinadores Bronze: Taubaté Shopping, CientificaLab, Lote 5, Fabinject

Incentivados: Tarumã, Hotel Mazzaropi

Apoiadores: Point Vision, Gran Continental Hotel, Sorridents, New Millen, Mrs Taste, Hajax, Plani, Phytomed.

Fornecedor de Material: RT Sports

Foto: Renato Antunes / Maxx Sports