Embraer inicia programa de educação profissional para jovens de Gavião Peixoto

 A Embraer iniciou hoje o programa FORMARE, em sua unidade de Gavião Peixoto, para qualificação profissional de jovens aprendizes do município paulista. O evento de abertura do programa contou com a presença dos executivos da companhia, autoridades do poder público gavionense e dos jovens selecionados. Para essa atividade, a empresa é transformada em um ambiente privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento de competências para o trabalho e para a cidadania.

Criado pela Fundação Iochpe e desenvolvido em parceria com o Instituto Embraer, braço socioeducativo da companhia, o programa surgiu como resultado de um contínuo diálogo da Embraer com o poder público municipal e tem como objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Colaboradores da Embraer também contribuem diretamente compartilhando seus conhecimentos, com base nas características da indústria aeronáutica e a realidade do mercado local.

Gavião Peixoto

Nesse momento, 15 jovens da cidade de Gavião Peixoto foram selecionados para atuarem dentro da Embraer, com ênfase em Operação em Logística. Os alunos aprenderão na prática, vivenciando os desafios e saberes específicos da empresa. Essa qualificação se tornará um diferencial competitivo para quando houver oportunidades nessa área de atuação dentro ou fora da Companhia.

As aulas ocorrerão entre outubro de 2019 e agosto de 2020. São 600 horas de teoria, distribuídas em 10 unidades curriculares ao longo do ano, com módulos de 40 a 75 horas cada. Os colaboradores da área de logística – parte técnica – darão apoio na supervisão da prática profissional, que acontece em todos os meses até a conclusão do programa.

Todos os participantes sairão com certificado do curso, que é expedido pela Fundação Iochpe, e contratados como Jovem Aprendiz, com direito a todos os benefícios oferecidos pela Embraer e carga horária regular. O programa é voltado aos jovens que estão concluindo o ensino médio, com idade média entre 18 e 22 anos. O FORMARE é um programa complementar e não substitui a parceria existente para a formação de Jovens Aprendizes oferecida pelo SENAI em conjunto com a Embraer.

 Instituto Embraer 

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foi criado em 2001, com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados para educação. As iniciativas têm como base 3 frentes de atuação: educação, engajamento com a sociedade e preservação da memória. O Instituto desenvolve a maioria de seus programas nas regiões em que a Embraer está presente: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. As iniciativas são conduzidas de forma alinhada à agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, ao poder público, parceiros locais e empregados voluntários engajados. 

Há ainda crescente participação das comunidades locais na definição de prioridades estratégicas, por meio de consultas públicas e pesquisas de opinião. O Instituto é regido por um estatuto social que prevê transparência e responsabilidade em sua atuação, assim como regulamenta as atribuições de seus Conselhos Deliberativo, Fiscal e da Diretoria Executiva.  

Fundação Iochpe


A Fundação Iochpe é uma instituição sem fins lucrativos qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Criada em 1989 pela IochpeMaxion S/A, a Fundação Iochpe articula projetos de educação em todo o território nacional.
A instituição apoia profissionais e corporações em suas ações de investimento social por meio do Programa Formare, que oferece formação profissional para jovens de baixa renda dentro de empresas de grande e médio porte.A Fundação é também mantenedora do Instituto Arte na Escola, cuja missão é qualificar o ensino de artes no Brasil e promover a formação de professores da educação básica.

Embraer


Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.