Ela uniu paixão por helicópteros à educação para voar alto nos negócios

Aluna dedicada, a comandante Aline Chelfo se especializou em Inglês para aviação e abriu uma escola que já treinou 2 mil alunos para a prova mais concorrida da categoria, o ICAO.

A comandante Aline Chelfo, piloto de helicóptero e especialista em Inglês para aviação, conhece o tráfego aéreo de São Paulo como a palma das mãos. Trabalhou com transporte de executivos na modalidade, foi controladora de voo e supervisora de tráfego aéreo na Torre de Controle de Congonhas e até já atravessou diversas vezes as fronteiras brasileiras no comando de um helicóptero bimotor Agusta.

Desde os 10 anos de idade, a carioca já projetava voar alto. “Eu estudava inglês sozinha para acelerar os estudos, porque minha mãe não tinha muito dinheiro. Eu sabia que, se eu fosse mais rápido, ela economizaria suas reservas”, lembra Aline.

Ela fez jus ao esforço dos pais e, anos depois de iniciar a carreira, descobriu que poderia também ajudar muitos outros jovens aspirantes a piloto. Hoje, Aline Chelfo é dona da Clear For Takeoff School (CFT School), uma das escolas mais reconhecidas de inglês para a aviação do Brasil: já treinou mais de 2 mil alunos, a maioria pilotos, para exames de proficiência, entre eles o concorrido ICAO (teste de proficiência linguística da Organização de Aviação Civil Internacional).

Com este currículo, a comandante tem hoje o respeito de grandes nomes da aviação e lidera uma fila enorme de mulheres que sonham ser piloto.

“A Aline é uma pessoa ímpar do ramo de helicópteros e da aviação nacional. Para mim, ela é a lider de mercado na formação de pilotos para o ICAO, e, sem dúvida, referência para todos nós que atuamos nesta área”, afirma o comandante Thales Pereira, presidente da Associação Brasileira de Helicópteros (Abraphe), durante a 1ª Helicopter Experience, realizada em 15 de maio de 2019, em Carapicuiba , na Grande São Paulo.

No evento, Aline Chelfo ministrou palestra inspirando uma plateia de mais de 100 pessoas, mostrando que o mercado ainda é bastante favorável aos entrantes. Provou por A mais B que quem sonha alto também pode voar alto.

“Esta foi a primeira vez que ouvi uma palestra da Aline e foi maravilhoso. Ela trouxe informações que eu desconhecia e abriu meus olhos para as empresas que estão contratanto pilotos. Aline sabe onde estão as oportunidades do mercado e mostrou que temos que estar preparados”, contou Paloma Sisconetto, carioca que estava presente ao evento.

Para chegar onde chegou, Aline Chelfo teve que se dedicar com paixão. Aos 18 anos, ingressou para a Escola de Especialistas da Aeronáutica, onde se formou Sargento Controladora de Voo. Ali nasceu sua paixão pela aviação. Anos depois, já lecionando inglês para aviação, Aline descobriu o desejo de voar. Para pagar as horas de voo, com valores bem elevados, Aline abriu uma escola e montou sua equipe de professores.

Em seguida, destrinchou as provas da ICAO e criou um método infálivel para quem se dedica a ter o diferencial no currículo. Ano passado, em constante inovação, Aline transformou a escola em um curso online (EAD).

O caminho até aqui não foi fácil. Mas ela superou os acidentes de percurso. Com tanta simpatia, simplicidade e determinação, Aline Chelfo é hoje muito querida no meio e tem mais de 30 mil seguidores nas redes sociais. Recentemente, no Instagram, revelou o acidente que sofreu com helicóptero.

“Este acidente foi pra mim uma grande lição. Durante um voo de check em 2013, confiei o final do voo ao checador e caímos de uma altura de mais de 800 pés. Eu poderia ter parado ali minha carreira. Poderia ter desistido de tudo. Afinal, já tinha enfrenteado tantas barreiras para ver tudo desmoroando… mas, não, eu escolhi continuar”, conta Aline Chelfo.

Por este e outros casos, Aline é hoje inspiração para milhares de mulheres que estão realizando o mesmo sonho que ela, em um mercado que sempre foi dominado por homens. O Brasil tem hoje cinco mil pilotos de helicóptero, dos quais apenas pouco mais de 150 são mulheres. 

Sobre a HeliXp

A HeliXp 2019 foi o primeiro evento dedicado exclusivamente à aviação por helicópteros no Brasil.

Antes considerado um artigo de luxo, do qual apenas algumas pessoas podiam usufruir, o helicóptero se tornou um dos meios de transporte mais utilizados nos grandes centros urbanos, servindo para resgate de feridos, transplante de órgãos, policiamento e coberturas jornalísticas.

Aline Chelfo domina o inglês para aviação e fez de sua especialidade um alvo de empreendimento -Foto:Divulgação