Educação a Distância democratiza o acesso ao Ensino Superior

De acordo com o Censo de Ensino Superior 2017, divulgado no final do ano passado pelo Inep, o número de estudantes brasileiros matriculados no ensino superior na modalidade EAD cresceu 17,6% e já atinge 1,8 milhão de pessoas, o maior salto desde 2008. Considerado um grande aliado para promover a democratização do ensino, o EAD possibilita que alunos que não contam com uma instituição de ensino superior em cidades pequenas tenham acesso a uma formação de qualidade. A modalidade ainda atende quem precisa conciliar a rotina de trabalho com os estudos, deseja otimizar tempo com deslocamentos ou busca maior comodidade. Tudo isso, sem abrir mão de uma formação de qualidade.

De olho neste cenário, a Kroton, uma das principais organizações educacionais do mundo, mantém uma robusta estrutura capaz de garantir uma oferta de EAD sólida e bem formatada, para oferecer ensino de qualidade em larga escala. Atualmente, a marca mantém 1.410 polos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), distribuídos em 967 cidades e mais de 530 mil alunos matriculados.

Qualidade de ensino

A Anhanguera conta com mais de 25 anos de tradição e a oferta de mais de 300 cursos, presente em todos os estados do Brasil.Com estruturas completas e professores qualificados, a Anhanguera conta com um parque tecnológico que possibilita levar educação para todo país com a mesma qualidade do presencial para cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres em todas as áreas do conhecimento. Além do ensino EAD 100% online, com todas as atividades pedagógicas realizadas remotamente, a Anhanguera oferece o formato semipresencial, que prioriza aulas online, mas exige a presença do aluno no polo até três vezes por semana para a transmissão de aulas ao vivo. A modalidade reúne um time de tutores para tirar dúvidas dos estudantes num curto espaço de tempo.

Reescrevendo o futuro

A oferta está em sintonia com a proposta de valor da Kroton: levar uma educação de qualidade a um número cada vez maior de pessoas e ajudá-las a conquistar seu projeto de vida. Para entregar um produto de qualidade aos alunos, a companhia estruturou sua estratégia com base em cinco pilares: marca forte, oferta de um produto de qualidade, portfólio nobre com características de presencialidade, plataforma tecnológica robusta e uma rede de parceiros bem estruturada.

De acordo com Jeferson Ortiz, diretor sênior de Operações de Unidades Parceiras da Kroton, o EAD é uma tendência irreversível: “Nossa história em Ensino a Distância começou em 2003 e hoje é uma tendência reforçada pelo processo de digitalização mundial, que reúne jovens conectados, ávidos por conteúdos digitais e que têm toda familiaridade com o processo”, comenta o executivo.

Segundo o executivo, 69% dos alunos EAD da companhia têm mais de 24 anos e 81% deles trabalham. Os dados revelam ainda que 69% deles são mulheres e que 92% vem do ensino básico público.

Inovação e qualidade

Com a maior operação de polos e de transmissão de aulas do Brasil, atualmente chega a atingir a transmissão de mil horas por mês, a Kroton mantém diferentes tipos de ofertas: 100% Online, onde o aluno faz todas as atividades acadêmicas de maneira remota em um ambiente virtual; semipresencial, com atividades majoritariamente realizadas online à distância, além de uma carga presencial uma vez por semana na qual o aluno acompanha uma transmissão de aula ao vivo realizada para todo o Brasil  com o auxílio de um tutor presencial.  A estrutura de transmissão conta ainda com dois grandes polos tecnológicos, um em Londrina, no Paraná, e outro em Valinhos, interior de São Paulo.

O modelo acadêmico da empresa também é outro grande diferencial, já que o aluno conta com apoio personalizado, um sistema de ensino exclusivo, web aulas que estimulam o desenvolvimento de habilidades, aulas transmitidas ao vivo, aulas práticas em laboratórios, materiais de estudo, além de acesso exclusivo ao Canal Conecta – programa que aproxima os alunos da Kroton ao mercado de trabalho.

Além disso, o IDD, Indicador de Diferença dentre os Desempenhos, que demonstra o quanto o ensino superior agregou ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, da companhia em EAD é de 85%.

Robustez

Para cursos que exigem maior carga horária de aulas práticas, uma opção é o modelo EAD semipresencialque oferece carga horária de aulas práticas igual a de cursos na modalidade presencial, com aulas realizadas em laboratório e mediadas por profissionais da área.

Para Jeferson Ortiz, esse lançamento aliado ao aumento do número de polos anunciam novos tempos que permitirão democratizar o ensino, uma das metas da Kroton: “Até o final deste ano, a previsão é chegar a 1.510 polos. Tudo graças a umainfraestrutura tecnológica de ponta e a processos bem estruturados, que garantem gestão, controle, treinamento e relacionamento com os polos. Isso permitirá que o ensino chegue com qualidade a todos os estados e em lugares em que as unidades presenciais ainda não estão presentes”, conclui Ortiz.

Sobre a Kroton

A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição, já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Sobre

Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com