É Tempo de Circo traz arte circense e musical para São José dos Campos

O projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura fará duas apresentações neste final de semana

Um projeto que une a arte circense e musical, proporcionando à população de São José dos Campos e região, apresentações artísticas transbordantes de cultura e magia. Assim, podemos definir “É Tempo de Circo”, realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos.

As temporadas estão sendo realizadas aos sábados e domingos, no espaço Divertidamente, localizado no Jardim Satélite, zona sul da cidade. Agora no mês de maio, já foram concluídos dois finais de semana de apresentações.  Neste próximo final de semana, 25 e 26, as atrações serão às 15h e 19h, em ambos os dias.

Nayron Rodrigues, um dos idealizadores do projeto, reforça que as ações pretendem contribuir para a democratização do acesso à cultura, despertando o interesse do público para os espaços culturais independentes da cidade. “As apresentações do É Tempo de Circo foi uma descoberta para o Jardim Satélite. Como não havia uma rotina de apresentações no espaço Divertidamente, fomos surpreendidos com a presença local nos espetáculos gratuitos para o público infantil e adultos”, argumenta.

As atrações deste final de semana serão os dois espetáculos circenses da Cia dos Homens de Palha, ‘Os mágicos e suas histórias’ e ‘Robert-Houdin, pra lá de Marrakech’.

A entrada é gratuita e livre para todas as idades. O espaço Divertidamente fica localizado na Rua Virgem, 793 – Jardim Satélite. Em junho, É Tempo de Circo também se apresentará no primeiro final de semana, 1 e 2.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

Os mágicos e suas histórias


A mágica e a ilusão estão presentes nas civilizações desde a pré-história, mas nem sempre foram sinônimos de encantamento. Os mágicos ressuscitavam animais decapitados, falavam com os mortos e dominavam os elementos da natureza; por isso, eram chamados de bruxos ou de gênios e foram muitas vezes injustamente perseguidos. Porém, os mágicos, como Leonardo da Vinci, guardavam conhecimentos científicos secretos e foram responsáveis por importantes invenções que transformaram o mundo.

Robert-Houdin, pra lá de Marrakech


Andar sobre águas, desaparecer com elefantes, restaurar polegares… Parece que os mágicos são capazes de tudo. Mas, e acabar com uma guerra? Seria possível vencer uma batalha num passe de mágica? A Cia de Circo Homens de Palha e a banda NOAH BR apresentam, poeticamente, uma das mais mirabolantes histórias da mágica moderna: a ida de Robert-Houdin à Argélia durante a guerra com a França.

É Tempo de Circo -Foto: Divulgação