É realmente seguro consumir água de bebedouros públicos?

O consumo de água potável é uma necessidade básica de todo ser humano! Ainda que uns tenham tendência a consumir mais do que outros, não podemos deixar de negar que aquela sede de secar a garganta pode nos pegar a qualquer momento e em qualquer lugar.

É por isso que o bebedouro de água em locais públicos é indispensável e importante, uma vez que a sede é provocada por uma necessidade fisiológica. Mas, já que todo mundo tem acesso a esse tipo de bebedouro, será que é realmente seguro consumir água desse equipamento?

A resposta poderia ser simples, com um simples sim ou não, só que a questão vai muito além disso.

O que é preciso considerar?

Precisamos considerar questões como a qualidade do equipamento, a origem da água, a limpeza e periodicidade de manutenção do equipamento. Só que é muito difícil saber tudo isso ou encontrar informações sobre!

De início podemos te tranquilizar dizendo que existem leis e regras para diminuir riscos previstos pelo Ministério da Saúde.

Independente disso, o melhor é garantir percebendo se o bebedouro está com mau cheiro, se a água tem algum tipo de coloração incomum, se existe limo e ferrugem em alguma parte do equipamento, se deixaram acumular restos de comida na parte superior – se for o caso de um bebedouro de coluna – e se animais tem contato com o bebedouro!

Ainda que nada do que foi apresentado esteja acontecendo com o bebedouro, é melhor se prevenir tomando alguns cuidados como: manter o rosto mais afastado do equipamento, não encostar a boca direto na saída de água, nunca lavar objetos pessoais no bebedouro, perceber se o bebedouro está ligado na tomada e se não está entupido. De qualquer forma, é sempre preferível andar com garrafinhas pessoais para consumir água e se for necessário encher novamente, usar os bebedouros públicos sem ter o contato direto com o equipamento!

Quando são seguros, então?

Se os bebedouros não apresentarem nenhuma das características apresentadas acima e ainda assim você tomar as devidas precauções, consumir água em bebedouros públicos é sim uma prática segura – especialmente se contém o selo de aprovação da vigilância sanitária.

Geralmente os modelos de bebedouro público são da linha de bebedouro industrial – sendo o bebedouro industrial de coluna em ambientes coletivos, bebedouro industrial bancada e bebedouro industrial refrigerado em estabelecimentos comerciais/empresariais e bebedouro industrial de parede – também chamado de bebedouro industrial suspenso – em shoppings, escolas e academias.

A maioria, ou melhor, quase a totalidade desses bebedouros acabam sendo bebedouro industrial knox!

Se você tem interesse de investir em um bebedouro para instalar em algum lugar público, recomendamos que comece a fazer orçamentos de preço de bebedouro industrial. Procure por empresas de referência no mercado para ter acesso a diversidade de modelos e qualidade garantida!

Além disso, não se esqueça de dar prioridade aos procedimentos de manutenção que são fundamentais para disponibilizar um bebedouro seguro e qualificado.

Imagem de nobu sato por Pixabay