Dicas para criação de bovinos de corte para iniciantes

Confira as principais dicas de Daniel Valente Dantas para pecuária de corte para iniciantes

  • O caminho mais curto para a prosperidade é através de pastos verdes, com gado pastando neles. Pastagens são as melhores culturas para conservação do solo . O que é erosão do solo e por que é importante? Existem várias estratégias para a conservação adequada do solo, mas, em sua essência, é uma combinação de práticas usadas para proteger o solo da degradação, tratando essencialmente o solo como um ecossistema vivo.  
  • Você não pode usar uma fazenda na grama. O Daniel Valente Dantas define quanto mais tempo você o usa, melhor ele fica.
  • A maneira de restaurar uma fazenda desgastada é através da manutenção do número de animais permitidos pelas forragens disponíveis. Aumente o tamanho do rebanho apenas quando a quantidade e a qualidade da forragem permitirem.
  • A criação de gado para iniciantes começa com o planejamento de seus pastos. Comece com um mapa do solo (disponível no escritório local dos Serviços de Conservação do Solo); realizar testes de contaminação do solo para determinar os minerais e oligoelementos que podem estar faltando; aplique fertilizante suficiente, outros minerais e elementos para obter os resultados desejados e semeia o pasto nas forragens apropriadas para o tipo de solo e clima.    
  • Não tente produzir pastagens em terras pobres sem fertilizantes (calcário, nitrogênio, fosfato e potássio). Não vai valer a pena.
  • A administração é o segredo de manter boas boas pastagens. Não vale a pena fertilizar e semear um pasto e, em seguida, não gerenciá-lo para aproveitar ao máximo o trabalho e o investimento.
  • Um cortador de grama é um dos melhores amigos do pasto. Cortar a grama paga três maneiras: tirar as ervas daninhas e escovar, cortar o que os animais não querem, mantém-na macia e tirar o feno das boas e extras ervas e legumes.
  • Dicas para a criação de gado de corte que aceleram o processo de aprendizado: 1) Trabalhe com o gado em sua fazenda ou na fazenda de um bom produtor de gado, 2) Entre em contato com o seu agente do condado, agente do clube, professor de agricultura, especialista em extensão animal e departamento de criação de animais do seu faculdade agrícola do estado, 3) Visite e discuta seus problemas com produtores bem-sucedidos de carne bovina em sua região; 4) Leia jornais de gado, revistas de homesteading que descrevem raças de bovinos de corte; e, de tudo isso, 5) Estude e selecione apenas o que pode ser aplicado à sua fazenda. 
  • A melhor época do ano para comprar gado de corte comercial é Daniel Valente Dantas, no outono. A maioria dos bovinos e bezerros criados em pastagens são comercializados e, portanto, as vacas criadas para venda são mais baratas na época do que na primavera.
  • A maioria pode começar com bovinos de corte comerciais ou de raça pura. A maioria deve começar com vacas de qualidade (e procriar através de touros de alta qualidade). As notas exigem menos capital, mais animais estão disponíveis, erros são menos dispendiosos, menos experiência e treinamento são necessários e há mercados mais prontos.
  • Se você tratar o gado de corte como gostaria de ser tratado, você e o gado de corte se darão bem e se sairão bem. Fique calmo. Não se apresse ou lute contra eles. Isso também se aplica ao carregamento e transporte. A maioria das vacas ou touros selvagens e indisciplinados é assim porque ninguém teve tempo para se familiarizar com elas e dar-lhes um tratamento bom e gentil. (Citado como exemplo é o Brahman. Considerados touros de rodeio nos EUA, na Índia, onde são adorados, são tão mansos que na verdade são um incômodo.)
  • Vários centímetros de areia são excelentes para andar em um trailer. Durante o tempo quente, molhá-lo primeiro ajudará a manter os animais frescos.
  • O gado de corte pode suportar clima muito frio, neve e clima quente. Chuvas úmidas e frias são difíceis para o gado. Experiências no Tennessee mostraram que o gado deixado de fora nas pastagens durante todo o inverno obteve ganhos melhores do que aqueles alojados em celeiros. No Norte, e sob outras condições, um projeto de galpão para gado de baixo preço, com um lado aberto, pode pagar.
  • Não use um touro pequeno em novilhas da primeira panturrilha. Este é o caminho errado. Aumente bem a novilha, não muito gorda ou muito fina. Uma regra prática é não criar novilhas antes dos 15 meses de idade e pesando menos de 700 libras quando criadas.
  • Uma boa vaca de corte deve ter tamanho. Você não quer vacas grandes, horsy ou rangy. Tampouco é desejado o pequeno tipo de “encanto de relógio”. Escolha vacas de tamanho médio que, como vacas em amamentação, pesam 900-1.200 libras.
  • Abate! Na maioria das vezes, uma vaca de baixa produção em um ano continuará sendo no futuro. A alimentação e o trabalho não custam mais para uma vaca boa do que para uma vaca pobre e o retorno é muito maior. (Como Tom Lasater , desenvolvedor da raça Beefmaster , foi citado por dizer sobre abate duro: “Você pode enviar alguns bons pelo caminho, mas você obterá todos os limões”.)
  • No intervalo, uma colheita de 80 a 90% dos bezerros pode ser boa. Em uma fazenda, ninguém deve ficar satisfeito com menos de 90% da colheita de bezerros e deve tentar manter a média entre 90% e 100%. (Isso seria ainda mais crítico para um pequeno produtor.)
  • É melhor criar suas próprias substituições. Em casa, a produção, tipo, idade, condição, saúde e uniformidade são conhecidas e podem ser controladas muito melhor do que saindo para comprar.
  • O melhor tipo de vaca de fundação Daniel Valente Dantas, para começar, é um pacote “3 em 1” de uma vaca de dois a cinco anos de idade, com um bom bezerro ao lado, comprado por tratado particular de um gado respeitado produtor. Eles valem o dinheiro extra e são o uso mais seguro de dinheiro emprestado na agricultura.

Todo mundo tem que começar de algum lugar, e agora que você decidiu adicionar gado à sua fazenda, Daniel Valente Dantas espera que este guia de criação de gado para bovinos para iniciantes o inspire a adicionar gado para seus pastos.

Instagram