Dicas de como tornar o seu celular mais rápido e funcional

Aprenda a melhorar o desempenho do seu celular sem baixar aplicativos.

Com o tempo de uso, os celulares tendem a ficar mais lentos e menos funcionais, dificultando a navegação dos usuários por conta de travamentos e lentidão do sistema. Isso pode acontecer com diversos modelos de smartphone, então sempre vale a pena procurar melhorar essa situação.

Os smartphones mais baratos são os que mais sofrem com esse problema. Com o tempo e o mau uso, eles tendem a ficar mais lentos, mesmo se usados apenas para tarefas básicas, como checagem de e-mails e redes sociais, por exemplo.

Existem diversas maneiras de deixar um aparelho mais rápido. Se você quer que seu celular antigo volte a ter o desempenho de um novo, siga as dicas abaixo.

Limpe o cache

Todos os aplicativos que você utiliza consomem dados, que ficam salvos na memória interna do seu aparelho. Com o tempo e o acúmulo dessas informações, conhecidas como “arquivos de cache”, o celular tende a ficar lento.

Uma das maneiras de deixá-lo mais rápido é limpar o cache semanalmente. Se você passa o dia todo utilizando o celular, pode realizar a limpeza diariamente. Fazer isso é bem fácil e rápido, sendo que o resultado é um celular mais veloz e funcional.

Exclua aplicativos inutilizados

Uma dica simples é excluir aplicativos que você não utiliza. Muitas pessoas acabam lotando o celular de apps, mas, com o tempo, vão deixando de utilizá-los. Eles podem prejudicar o desempenho do smartphone, já que consomem espaço na memória interna do aparelho.

Além de deixar o celular mais lento, ter muitos aplicativos inutilizados deixa o celular menos funcional. Isso pode dificultar a organização e a busca pelos apps no aparelho. A dica é fazer uma avaliação mensalmente para deixar o smartphone mais leve, só com as aplicações necessárias.

Passe arquivos para nuvem

Se o seu celular está cheio de fotos, vídeos e documentos que consomem espaço na memória interna, provavelmente, a lentidão é causada pelo grande número de arquivos. Se estes dados são importantes, e você não deseja se desfazer deles, a dica é passar todo esse conteúdo para a nuvem.

No sistema iOS, é possível fazer o upload dos arquivos no iCloud, já no Android, o usuário pode usar o Google Fotos para guardá-los. Assim, exclui-se esses dados do celular, sem perder nenhum conteúdo, já que eles podem ser acessados pelo smartphone, de qualquer lugar, por meio da nuvem — esta é mais uma dica básica para turbinar o desempenho do aparelho.

Instale as versões lites

Se o seu telefone tem pouca memória interna, é provável que faltará espaço para colocar todos os aplicativos que você deseja. Até se você utiliza apenas as redes sociais no celular, a memória pode ficar cheia e causar a lentidão do aparelho.

É importante lembrar que, além dos aplicativos, há o cache produzido por eles, o que enche ainda mais a memória interna do aparelho. Uma dica boa para quem sofre com este problema é baixar as versões lites dos apps.

Na loja de aplicativos do Android e do iOS, já é possível encontrar apps como o Facebook, o Messenger e o Twitter Lite, entre outras plataformas que já disponibilizam suas versões mais leves para download.

Geralmente, a versão lite possui as mesmas funcionalidades da opção mais pesada. A principal diferença é o design mais simples e básico, que a torna mais leve e menos carregada visualmente.

Siga as dicas apresentadas para notar rapidamente a diferença no desempenho do seu celular. Agora, você sabe que não há nenhum mistério para deixá-lo mais rápido e funcional.

Instagram