Dia mundial dos desastres naturais

Dia 12 de outubro

Hoje é o dia mundial dos desastres naturais e o foco desse dia vem para ilustrar quais são os desastres mais recorrentes, e como agir em relação a eles.

O desastre natural é caracterizado por um evento físico que resulta em danos para a população como um todo, comunidade ou simplesmente um indivíduo. O objetivo do dia mundial dos desastres naturais é justamente alertar a população e gerar uma reflexão sobre a temática. Com isso, busca-se salientar qual é o papel do cidadão nesses ocorridos, em busca da preservação do meio ambiente, diminuindo as ações humanas, orientando as diferentes formas de prevenção, criando uma sociedade mais consciente e responsável.

Para entendermos um pouco mais sobre os desastres, primeiro vamos relatar as principais causas dos desastres naturais:

No Brasil um dos maiores desastres que acontece frequentemente consiste no processo de erosão, esse processo ocorre naturalmente, porém com a intervenção humana, através da impermeabilização dos solos em algumas regiões e não cobertura do solo em outras resultam em um encharcamento do solo, que acaba virando um rio de materiais que vai de encontro com o rio e contamina o mesmo.

A variação do clima no país também é um outro fator, em que as estações já não apresentam mais épocas características, porque há grande quantidade de emissões que resultam em chuvas intensas em outras épocas não esperadas, provocando enchentes inesperadas, e em épocas de secas provocando uma escassez de recursos naturais.

Uma boa notícia, é que podemos evitar os desastres naturais com a construção de cidades mais sustentáveis. Mas como podemos fazer isso? Preservando áreas verdes e matas ciliares, denunciando ocupação em área de risco, desmatamentos e queimadas; evitando condições que propiciem as enchentes como: não jogar lixo ou entulhos nas ruas, de forma a evitar o entupimento de bueiros e galerias, quando houver chuva forte, e um dos principais é seguir as instruções dadas pela equipe de defesa em caso de alerta, porque sempre há um risco de se manter na região. Se não houver nenhum tipo de alerta, mas você observou condições inseguras ligue imediatamente para a defesa civil do seu município, em São José dos Campos o número é (12) 3913-2926.

Autoria: Letícia

Revisão: Ciro Croce e Denis Caputo

 

 

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons