Dia Mundial da Saúde: você é mais forte do que pensa!

IOV alerta para a importância da saúde mental e emocional durante o isolamento social

O último ano trouxe muitos desafios, devido ao combate à pandemia da Covid-19 e ao distanciamento social, tornando latente a necessidade de manter a saúde mental e emocional frente ao cenário de instabilidade que vêm exigindo muita resiliência.

“Com todos os desafios que estamos vivendo, precisamos cada vez mais, buscar o equilíbrio emocional e mental, por isso pensamos em focar na questão da força interior, na resiliência e na criatividade neste Dia Mundial da Saúde”, afirma a psicóloga do IOV Ana Eliza Ramalho Sakakibara.

Para a psicóloga, quando somos surpreendidos com a adversidade, muitas vezes ficamos paralisados e vulneráveis, mas é possível transpor a situação e ainda sair fortalecido.

“Mesmos diante de situações difícieis, busque em você a força, a coragem e o seu melhor para continuar e não desistir do seu propósito”, afirma.

As dicas da profissional para manter o bem-estar emocional e psicológico neste Dia Mundial da Saúde é aceitar a realidade e focar no momento presente.

“Ficar o tempo todo pensando que gostaríamos que a situação fosse diferente não ajuda. É importante focar naquilo que se pode fazer agora e viver o hoje, mantendo sua vida o mais alinhada possível com o que você deseja, dentro daquilo que a realidade permite”, orienta.

Aproveitar cada momento vivenciando-o profundamente, sem ficar se preocupando excessivamente com o futuro é muito importante, além disso vale adotar práticas e atividades que tragam prazer, relaxamento e ajudem a reduzir a ansiedade.

Dia Mundial da Saúde

Instagram