Dia D da inclusão abre oportunidades para PCD

Em clima de muita expectativa e esperança, cerca de 500 pessoas com deficiência participaram nesta quinta-feira (24) do Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência (PCD). O evento ocorreu no Cefe (Centro de Formação do Educador), que é vinculado à Prefeitura de São José dos Campos. Foram ofertadas 350 vagas de emprego, exclusivamente para pessoas com deficiência.

Profissional das Pessoas com Deficiência (PCD)

“Estou com esperança de ter uma oportunidade de emprego e achei muito interessante esse evento juntando no mesmo local, o PAT e as empresas”, disse Verônica do Nascimento Alcântara, que é deficiente visual.

Dia D

O Dia D teve como objetivo aproximar os candidatos das vagas existentes no mercado e orientar as empresas para que cumpram a legislação vigente sobre a necessidade de contratarem número mínimo de pessoas com deficiência em seus quadros.

“Não tenho experiência e por isto sei que vai ser mais difícil conquistar uma vaga. Mas estou confiante pois posso trabalhar em várias áreas”, afirmou Vinícios Coelho Campos, deficiente auditivo.

“Fiquei impressionado com esta organização porque nunca vi algo assim, inclusive em outros estados onde atuamos”, disse Marcelo Cunha, diretor de recursos humanos da empresa Lear Corporation, especializada em bancos automotivos. “Temos vagas para PCD em várias funções durante o processo de fabricação de nossos produtos”, disse o dirigente.

Isa de Souza, estava representando a entidade social Vem com a Gente e estava à procura de vagas para atender sua clientela de pessoas com deficiência. Segundo ela, a instituição visa incentivar a maior participação na sociedade de jovens com desenvolvimento atípico.

Prefeitura de São José dos Campos

O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Ministério Economia (que incorporou o antigo Ministério do Trabalho e Emprego).

Qualifica São José

Participaram do evento 50 empresas. Além das vagas de emprego previstas, foi oferecido aos candidatos emissão de carteira de trabalho (CTPS) e informações do programa Qualifica São José, para cursos gratuitos de capacitação.

Pessoas com deficiência que não puderam comparecer ao evento, podem consultar as vagas do PAT que são apresentadas diariamente no site da Prefeitura.

Empregabilidade

O Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência integra uma séria de ações da Prefeitura com objetivo de permitir o acesso de trabalhadores ao mercado formal de trabalho. Exemplo disso foi a recente Feira de Empreendedorismo e Trabalho, que recebeu cerca de 5.000 pessoas, no Cefe.

Outra iniciativa que está sendo implementada é o programa Pró-Trabalho, que oferece bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 e já beneficiou cerca de 1.700 pessoas.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC