[Descubra Socorro] Estância Hidromineral de Socorro ganha ícone da aviação mundial: North American T-6 Texan

  A Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no interior de São Paulo, destino de natureza referência em ecoturismo e aventura – acaba de ganhar um exemplar histórico da aviação mundial que, com certeza, será o mais novo ponto turístico do município.

Para se ter ideia da importância, caso existisse uma lista dos 10 maiores ícones da aviação, o North American T-6 Texan certamente estaria nesta relação. Projetado na década de 1930, o monomotor a pistão, com uma hélice e lugar para dois tripulantes foi desenvolvido para fazer o treinamento avançado de pilotos militares, principalmente na 2ª Guerra Mundial.

Simples de manter e dócil para voar, sua velocidade máxima é de 337km/h, com alcance de mil quilômetros, altitude máxima de 6.500 metros, 8,83 metros de comprimento e 12,80 metros de envergadura. Mais de 15,4 mil exemplares foram produzidos e operados por 63 nações em todos os continentes do mundo.

Por ser robusto e adaptável a qualquer tipo de ambiente e cenário, capaz de pousar e decolar de pistas curtas de grama e de terra, após a 2ª Guerra Mundial o T-6 assumiu outras missões, como a de reconhecimento armado, ataque e observação.

O Brasil foi um dos países que mais utilizou o Texan em uma variada gama de missões, do treinamento e ataque até em demonstrações aéreas pela mundialmente conhecida Esquadrilha da Fumaça.

De 1942 a 1977, 427 exemplares foram adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo 81 que foram produzidos sob licença pela empresa Construções Aeronáuticas S/A em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

O modelo exposto nem Socorro, de matrícula FAB 1235, foi recebido em 25 de fevereiro de 1943 e utilizado em voos de apoio e transporte nas bases aéreas de São Paulo, Canoas, Belém e Fortaleza. Depois, realizou a formação de pilotos militares, voou em esquadrões de combate em missões de reconhecimento e ataque e por fim encantou o público de diversas cidades em demonstrações aéreas pela Esquadrilha da Fumaça. A desativação deste exemplar na FAB aconteceu em 15 de setembro de 1976 quando, então, foi preservado.

North American T-6 Texan VGCOM – ASTUR – HELP FLY DRONES

Localizado no Parque da Cidade, vale a visita histórica ao North American T-6 Texan

Outros pontos turísticos que quem vai à Socorro precisa conhecer são a Igreja Matriz, concluída em 1924; a Maria Fumaça 208; o Horto Municipal e o Museu Municipal de Socorro, abrigado no primeiro sobrado da cidade e finalizado em 1881. O Mirante do Cristo, Mirante Pedra Bela Vista e Pico da Cascavel são um capítulo à parte. Localizados no topo de montanhas, permitem a apreciação panorâmica da cidade ou paisagens. 

 A Cidade:  Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, polo dos aventureiros especiais, uma das nove a integrar o Circuito das Águas do Estado de São Paulo. Especializada em turismo sustentável, ecoturismo e atividades de aventura. Gastronomia, lazer e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas, certificação pelo Ministério do Turismo, mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público.

Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade.  Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Visite o North American T-6 Texan no Parque da Cidade “João Orlandi Pagliusi

Portal da Estância Hidromineral de Socorro aqui pertinho de São Paulo VGCOM – ASTUR – Foto:RICARDO BECCARI

Rodovia Deputando Antonio Silva Cunha Bueno – Km 04 – Cubas – Socorro – SP

A distância entre “você” a a “aventura”

Campinas – 110km

São José dos Campos – 156,6km

São Paulo – 135Km

Sorocaba – 190km

Santos – 200km

Ribeirão Preto – 265Km

Novo site do Turismo de Socorro:  https://socorro.tur.br/ 

No Instagram:: @turismosocorro 

Instagram