Desconecte-se em Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal, pequeno município paulista na Serra da Mantiqueira, é perfeito para quem busca fugir do estresse dos grandes centros urbanos durante este feriado prolongado. A cidade deve receber um público rotativo de cerca de 10 mil pessoas no período, incluindo os feriados da Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20) – comemorado na capital.

A expectativa é do presidente da Associação Comercial e Turística de Santo Antônio do Pinhal (ACASAP), Jader Faria, que ressalta que a cidade está preparara para receber seus visitantes. “Nosso objetivo é que o visitante não apenas relaxe junto à natureza e consiga se desconectar do estresse do dia a dia, mas realmente se sinta acolhido pela cidade”, afirma.

Segundo Faria, Santo Antônio conta com opções gastronômicas para todos os gostos, incluindo os deliciosos pratos típicos à base de truta ou pinhão. Durante o feriado, muitos estabelecimentos irão contar com música ao vivo.

Para quem pretende se hospedar na cidade, poderá escolher entre mais de 80 opções de pousadas e hotéis – com diárias que variam de 150 a 1.500 reais.

TURISMO – Vizinha a Campos do Jordão, a cerca de 20 quilômetros da capital paulista, a cidade preserva um “jeitão” tranquilo em meio às belas araucárias. Tudo isso a 1.080 metros de altitude.

A charmosa cidade atrai principalmente famílias, casais e quem busca sossego em meio às montanhas. Mas, o local oferece atrações turísticas para todos os gostos: no chão, na água e no ar.

Vale um passeio pela Estação Eugênio Lefévre, uma verdadeira relíquia da história ferroviária do Brasil, ligando Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão em um pitoresco passeio de trem.

O Mirante do Cruzeiro, um dos pontos mais altos da cidade, a mais de 1.100 metros de altitude, é visita obrigatória para avistar toda a cidade.

Sem contar as belas cachoeiras, como a do Lageado que fica a sete quilômetros do centro. É a mais visitada por turistas e oferece infraestrutura como banheiros, áreas para churrasco e piquenique e trilhas.

Além disso, é em Santo Antônio que fica o Pico Agudo, a 1.634 metros de altitude, uma das principais rampas de voo livre do país. Dá para fazer um voo duplo ou apenas apreciar a paisagem paradisíaca da serra.

A cidade oferece ainda artesanato local, festas típicas em finais de semana e temporada, esportes de aventura, turismo rural, orquidários, igrejas e até uma cachaçaria.

Aproveite as dicas e descubra porque a cidade carrega o slogan de “encantadora por natureza”. Boa viagem!

Mais informações no site oficial da prefeitura: www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br.

Jader Faria, presidente da Associação Comercial e Turística (ACASAP) – Foto/Divulgação
Vista de Santo Antônio do Pinhal – Foto/Ana Mattos