Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebra 50 anos com Concerto no Parque

Em comemoração ao seu cinquentenário, completado em 14 de março do ano corrente, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), preparou um domingo especial para comemorar esta data tão significativa para a história da atividade aeroespacial brasileira.

Foi realizada uma apresentação musical de sua Banda de Música, para a comunidade da cidade de São José dos Campos, no dia 24 de março, às 10h30min, no Parque Vicentina Aranha, em coordenação com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A Banda de Música do Departamento fará um Concerto Sinfônico Musical, nas formações de Orquestra Sinfônica e Big Band, com 40 minutos de duração e dividido em três atos, com um repertório que inclui músicas clássicas, temas de filmes, jazz, músicas latinas, populares e pop rock internacional.

Essa Banda de Música foi criada em 24 de fevereiro de 1966, pelo então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes.

Em mais de meio século de história, a Banda de Música do DCTA, além das atividades precípuas da caserna, conta com inúmeras apresentações e concertos, realizadas para o público interno e externo ao DCTA.

 

Histórico do DCTA

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) tem sua origem no “Comando Geral de Pesquisa e Desenvolvimento”, criado em 14 de março de 1969; tendo as seguintes alterações de denominação até a atual: – “Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DEPED)”, “Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA)”, e “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”, em 2009.

Esse Departamento é o órgão de direção setorial da Força Aérea Brasileira, localizado em São José dos Campos, ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica.

O DCTA reúne um expressivo contingente de alto nível, na ordem de 5.200 militares e servidores civis, dentre engenheiros, pesquisadores e técnicos nas mais diversas especialidades e áreas, que atuam em projetos de vanguarda e de grande valor estratégico para o país.

Fotos:Rodolfo Moreira