De Minas Gerais para o mundo: Startup mineira é premiada nos Emirados Árabes

Mais de 650 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com algum tipo de  deficiência. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e demarcam a importância do investimento e da criação de tecnologias inclusivas. Diante desse cenário, startups brasileiras tem se destacado e elevado o valor na criação de soluções sustentáveis, inclusivas, com capacidade de impactar e transformar vidas, como a Key2Enable, unidade americana da TiX Tecnologia Assistiva, que finaliza outubro com o título de startup mais promissora do mundo pelo programa Gitex Future Stars, nos Emirados Árabes.

Para Adriano Assis, diretor fundador da startup, “o reconhecimento do programa consagra a atuação e o processo de internacionalização da TiX e abre as portas para a startup mineira desenvolver suas soluções inclusivas em Dubai”. O empresário ainda ressalta que o prêmio faz parte de uma das maiores competições a nível mundial, onde, mais de 1000 startups de 160 países, competem entre si. “Participar do Gitex é importante para o processo de reconhecimento internacional da TiX e para intercâmbio com  algumas das melhores e mais importantes tecnologias do planeta. Ficar em primeiro lugar em um programa de alcance global é um reconhecimento importante para o nosso conjunto de soluções, que nos preparará para tantos outros mercados”, ressalta Adriano

Emirados Árabes

O Gitex Future Stars é um programa de aceleração de grande impacto, sediado em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento premia as 11 startups mais promissoras do mundo. A competição, dividida em 11 categorias, contou com a participação de mais de mil startups de 140 países, reconhece as 10 startups de maior destaque e a campeã geral da categoria supernova, posição ocupada pela TiX Tecnologia Assistiva em 2019, por meio da Key2Enable.

Reconhecimento

Para começar a operar no exterior, a TiX abriu em 2018 uma unidade de negócios nos EUA. Sob o nome Key2Enable, a startup já faz parte do portfólio de quatro aceleradoras globais: Singularity University (EUA), Krypto Labs e Ma’an Social Incubador – Ghadan 21 (Emirados Árabes) e Startup Chile, além de integrar (como TiX) o ranking ‘Negócios mais Promissores em Inovação’ do Brasil, em maio de 2019. A startup também lidera o ranking Innovation Awards Latam como uma das startups mais promissoras da América Latina e ficou em segundo lugar na edição 2019 do Programa FedEx para Pequenas Empresas no Brasil.

A Key2Enable, desde 2018, integra o Krypto Labs, um centro de inovação com um programa de incubação em Abu Dhabi, sendo reconhecida como uma das startups com potencial para impactar mais de um bilhão de pessoas até 2030. 

Inovando na Solução

A TiX Tecnologia Assistiva, fundada em 2009 em Belo Horizonte, oferece soluções de acessibilidade por assinatura para pessoas com deficiência, incluindo equipamentos como o Teclado Inteligente TiX, que torna os computadores, tablets e smartphones acessíveis a pessoas com deficiência, em especial àquelas que possuem limitação de movimentos, se destacando ao aliar inovação, empoderamento, com a capacidade de impactar milhares de pessoas ao redor do mundo. A evolução de tecnologias focadas nesses usuários contribui de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida e para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. 

O serviço contempla a avaliação das necessidades de cada pessoa e a prescrição dos equipamentos a partir do acompanhamento das experiências e evoluções desse público. Toda a solução é contratada através de um plano de acessibilidade, com pagamento mensal a partir de 165 reais. Com os planos de assinatura, em vez de comprar produtos, o cliente contrata a acessibilidade como um serviço, que inclui os equipamentos indicados e a atenção continuada. 

TiX Tecnologia Assistiva

Fundada em 2009 em Belo Horizonte (MG), a TiX Tecnologia Assistiva nasceu para ampliar a autonomia e a capacidade de comunicação das pessoas com deficiência por meio de inovações tecnológicas. Seu objetivo é claro: empoderar essas pessoas com instrumentos que as permitam desenvolver suas competências e individualidades, tirando-as da invisibilidade social. Em 2019, foi integrada ao ranking das 100 Startups to Watch, como uma das empresas mais promissoras em inovação no Brasil.

Dessa startup, surgiu o produto assistivo mais inovador já criado no Brasil: o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que torna os computadores acessíveis a pessoas com qualquer limitação de movimento. Dele, nasceu uma gama de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, educação inclusiva e reabilitação de pessoas com deficiência.