Cuidados essenciais para a saúde do seu cão

Dicas que todo tutor precisa saber para que garantir o bem-estar e a saúde do seu melhor amigo

Ter um cachorro em casa é muito gostoso, já que ele garante companhia, brincadeiras e carinho. No entanto, como em toda relação saudável, também é preciso se preocupar com as necessidades do seu pet. Já que ele não fala, tem algumas informações que você precisa saber antes de assumir a responsabilidade de cuidar do animal.

Além de providenciar casa e comida, outros cuidados de rotina são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar, tanto de um cachorro, quanto de todos os indivíduos que vão conviver com ele.

Contudo, tem muito tutor por aí que não pensa nessas obrigações. Para ajudar quem quer cuidar melhor dos amigos cães, mas não sabe como, preparamos um guia com pontos essenciais.

Mantenha a higiene sempre em dia

Garantir a limpeza do ambiente onde o animal vai ficar, assim como banhos e tosas, é fundamental para o conforto e a saúde de um cachorro. Além disso, é importante escovar os pelos e os dentes dele. Xixi e cocô precisam ser limpos todos os dias. Esse é um compromisso que todo tutor precisa ter em mente antes de adotar um cão.

Providencie um espaço adequado

Antes de adotar um cachorro, certifique-se de que vai poder providenciar um espaço confortável para ele. Se você não tem um quintal, vai precisar enriquecer o ambiente com estímulos para o animal gastar a energia e não ficar estressado.

Além disso, é importante que o animal tenha um local adequado para fazer as necessidades, comer e dormir. Se ele vai ficar na área externa da casa, é bom que tenha uma casinha ou um local coberto para se proteger de chuva, sol, frio e calor.

Dedique um tempo ao animal

Assim como a gente, os cachorros também se sentem sozinhos e carentes. Em geral, eles se apegam ao dono, ficando ansiosos para o momento de brincar e passear. Por isso, certifique-se de que poderá dedicar, pelo menos, alguns minutos por dia para fazer isso.

Além de contribuir para a saúde mental do seu pet, esses momentos são importantes para estimular os exercícios físicos, prevenindo a obesidade e várias outras doenças.

Faça um check-up anual

As visitas regulares ao veterinário são muito importantes para prevenir doenças e diagnosticar qualquer problema em fase inicial, o que garante que o animal sofra por menos tempo e tenha mais chances de ficar bom logo.

Além disso, nessas consultas, você poderá tirar todas as dúvidas sobre a fase atual e qualquer mudança de comportamento do seu cachorro, dialogando com alguém que entende do assunto.

Vacine, vermifugue e fique atento às pulgas

Mantenha a vermifugação e a vacinação sempre em dia, pois elas são muito importantes para garantir que o seu amigo viva mais e melhor. Além disso, fique de olho se o seu cachorro estiver se coçando demais, pois ele pode estar com carrapatos ou pulgas.

Crie uma rotina

Ter horários para comer, dormir, brincar e passear é muito importante para a educação e a saúde do seu cachorro. Em geral, sabendo o que esperar do dia, os animais também ficam menos ansiosos e estressados.

Forneça alimentação adequada

Os cachorros podem comer alguns alimentos in natura, mas não é recomendado dar os restos das nossas comidas, porque eles têm dificuldades em digerir alguns temperos.

As rações costumam ser a forma mais prática e segura de garantir que o animal terá todos os nutrientes que precisa para crescer forte e saudável. É importante ficar atento às orientações da embalagem sobre a quantidade ideal, que costuma variar dependendo do peso, da raça e da idade.

Imagem de Couleur por Pixabay 

Instagram