Cruz Vermelha de São Paulo lança “Campanha Pré-calamidades” para atender vítimas de emergências

Com o período de chuvas se aproximando, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo inicia a arrecadação de doações para vítimas de possíveis emergências, como enchentes. A “Campanha Pré-calamidades” recebe itens essenciais: água, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza e roupas, que podem ser entregues na sede da instituição.

Em decorrência dos episódios recentes de fortes chuvas no Rio de Janeiro neste ano e casos de grandes enchentes na capital paulista, principalmente na época do verão, a iniciativa vai garantir um estoque dos materiais, agilizando o atendimento às vítimas de tragédias.

“Tudo o que recebemos passa por um cuidadoso processo de triagem para garantir a qualidade da doação que será entregue ao beneficiado. Esse processo leva tempo. Arrecadando com antecedência, diminuímos o tempo de resposta da ajuda humanitária”, afirma Tiago Seballo, coordenador do Departamento de Gestão de Risco e Desastre da Cruz Vermelha de São Paulo.

Em 2018, de janeiro a novembro, a instituição entregou 15.567,27 kg de doações para vítimas de calamidades, como moradores atingidos por enchentes na comunidade Cruz de Malta e na cidade de Miracatu e vítimas do incêndio seguido de desabamento no Largo Paiçandu. Os donativos foram essenciais para garantir apoio para 5.400 pessoas.

O trabalho de separação de itens emergenciais já é desenvolvido na instituição e a campanha surge para ampliar a arrecadação, que muitas vezes é insuficiente. “Recebendo as doações antes que os desastres aconteçam, conseguimos manter um estoque específico para atender as emergências, sem prejudicar o atendimento social das 115 comunidades que apoiamos durante todo o ano”, explica Seballo.

Para que as doações sejam aproveitadas, roupas e sapatos devem estar em bom estado. Água, alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal e de limpeza devem estar fechados e dentro do prazo de validade. Os donativos podem ser entregues na sede da instituição, na Av. Indianópolis, 699 – Indianópolis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h00 às 19h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00.

Sobre a Cruz Vermelha de São Paulo

Fundadaem 1912, a Cruz Vermelha de São Paulo atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária.Com 106 anos de atuação no Estado, a Cruz Vermelha disponibiliza serviços nas áreas de Gestão de Risco e Desastre, Primeiros Socorros, Promoção à Saúde, Programas Comunitários, Doações, Juventude e Restabelecimento de Laços Familiares.Em 2017, foram realizados 192 mil atendimentos por meio de ações, projetos e eventos, além de 142 toneladas de doações enviadas a campanhas de ajuda humanitária e instituições apoiadas. Mais informações estão disponíveis em www.cruzvermelhasp.org.br ou nos perfis da instituição no Facebook, Instagram e YouTube (/cruzvermelhasp).

Foto:Pixabay