CRMV-SP lança carimbo e selo comemorativos aos seus 50 anos

Itens foram conhecidos durante a Pet South America e estão disponíveis nas agências postais

Como parte das comemorações de seus 50 anos de criação, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) está promovendo uma série de atividades para valorizar as pessoas que fazem parte desta história e mostrar que a atuação da instituição e de seus profissionais permeia diversos segmentos da sociedade. Uma dessas ações foi a criação de um carimbo e um selo postal dos Correios referentes ao Jubileu de Ouro.

O lançamento dos itens comemorativos aconteceu na Pet South America – maior evento dos setores pet e veterinário organizado na América Latina – na tarde do dia 21 de agosto, no São Paulo Expo, durante a reunião anual de entidades de classe da Medicina Veterinária e da Zootecnia do Estado, realizada no mezanino do programa Hospitality Class.

“É uma grande alegria estar aqui nesse momento histórico para o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo. Em poucos dias, o carimbo do CRMV-SP estará sendo usado nas correspondências que passarem pela Agência Central dos Correios. Lembramos que o colega que nos ajudou a criar o nosso logo foi muito feliz, já que mostrou o conceito de Saúde Única e a importância da Medicina Veterinária e da Zootecnia para a sociedade. Esse é um dos logos mais bonitos do Sistema CFMV/CRMVs. Lembro ainda que todos poderão adquirir, durante um ano, o selo do CRMV-SP em todas as agências dos Correios”, disse Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP, na solenidade de lançamento.

A logomarca comemorativa traz parte do terceiro logo criado para o CRMV-SP em 2006. A serpente, desde os tempos babilônicos, esteve relacionada com a cura. Esculápio, um deus grego que segundo crenças tinha o dom de curar, traz em seu cajado uma serpente enrolada, o símbolo da atividade médica. Esses elementos, juntamente com o globo, foram unidos na logomarca para passar a ideia de tratamento, cuidado, cura, preocupação com nutrição em âmbito global, ressaltando a importância do médico-veterinário para a Saúde Única. Subliminarmente, a posição da serpente enrolada no bastão está de tal forma, que simboliza um $ mostrando a relevância também econômica das profissões, por meio da produção e do Agronegócio. Além das letras “S” e “P”, representando o Estado, que aparecem estilizadas formadas pelo entrelaçamento das figuras.

Para o presidente, a instituição não deve ser vista apenas como um órgão fiscalizador, mas sim como um ator que está sempre presente, apoiando, orientando e proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional de médicos-veterinários e zootecnistas e das boas práticas do mercado de trabalho. E, consequentemente, zelando pelo atendimento ético e de excelência à população.

Gerente Regional de Grandes Clientes dos Correios, Marcelo de Oliveira Matos, destacou a participação da entidade nas comemorações dos 50 anos do CRMV-SP. “Em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma grande satisfação participar desse momento único, que agora é história e se faz por meio de um selo que ficará para sempre. Aproveito para dizer que os Correios colaboram para manter a história dessa entidade que tanto contribui para a saúde pública nesses 50 anos. Os maiores momentos da história foram marcados por selos comemorativos. Assim, é com grande entusiasmo que o cinquentenário do CRMV-SP passa a ser eternizado. Parabenizo todos os profissionais envolvidos”, disse Matos.

A partir da data de lançamento, o selo ficará disponível para aquisição pelo período de um ano em todas as agências postais. Já o carimbo, será utilizado na Agência Central dos Correios de São Paulo por 60 dias. Após esse tempo, ele passará a compor o acervo permanente do Museu Nacional dos Correios em Brasília.

CRMV-SP

Sobre o CRMV-SP

O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. É o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do estado de São Paulo, com mais de 38 mil profissionais ativos. Além disso, assessora os governos da União, estados e municípios nos assuntos relacionados com as profissões por ele representadas.

Foto:MARIANA PUGLIESI

Lançamento do selo comemorativo aos 50 anos do CRMV-SP
Dr. Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP
Lançamento do carimbo comemorativo aos 50 anos do CRMV-SP