Covid-19: Agências da Caixa em São Paulo enfrentam lotação em meio a pandemia

O aumento na procura por atendimento se deve à medidas adotadas pelo governo federal para tentar mitigar os efeitos econômicos da crise gerada pela pandemia. Entre as medidas estão a antecipação do 13º salário do INSS, a ampliação de beneficiários do Bolsa Família, a antecipação do abono salarial e alterações no saque do FGTS.

Enquanto isso, na quarta-feira (18) foi conhecido o primeiro caso em uma agência da Caixa na capital paulista, na Chácara Santo Antônio. Ocorreram outros casos nas agências Vila Prudente, Augusta, Mauá, Jardim Paulista, Serra da Cantareira, Cedes, Vila Matilde e Osasco. Agência Guadalupe possui dois casos suspeitos.

Foram fechadas as agências Parque São Domingos, Jardim Presidente Dutra, Jardim Japão, Jardim Paulista, Vila Maria, Faria Lima, Raposo Tavares, Pedroso de Moraes, Celso Garcia, Barreira Grande, São Joaquim, Augusta, Paraíso, Sé e Brás. Na agência Mazzei há funcionário e quadros de risco afastados. Na do Jabaquara houve fechamento e reabertura posterior com empregados de outras localidades. 

Caixa Econômica Federal

Em muitas delas, só foi aplicado o protocolo previsto (assepsia da agência e afastamento de empregados para quarentena) após a atuação da APCEF/SP (Associação dos Empregados da Caixa Econômica Federal de São Paulo) e do Sindicato dos Bancários. 

Vale ressaltar a irresponsabilidade da direção da Caixa que, mesmo sabendo de casos suspeitos em agências, fizeram reunião com gerentes de diversas unidades antes que os locais passassem por assepsia.

Empregados do banco público e população estão em risco. Entidades representativas dos trabalhadores, como APCEF/SP, estão cobrando da direção da Caixa e das autoridades medidas urgentes para proteger à todos. Esta é uma situação especial onde a atuação da instituição é, mais uma vez, essencial para a população. No entanto, ela deve ser pensada para ocorrer de forma que as recomendações para a contenção da pandemia sejam seguidas.

Novo coronavírus (Covid-19)

Por causa do agravamento da situação em São Paulo referente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a APCEF/SP e a Agecef/SP (Associação dos Gerentes da Caixa Econômica Federal) enviaram ofício ao poder público com propostas de medidas que a Caixa deveria tomar. A Associação também está acompanhando a situação das agências na capital e no interior.

Site: www.fenae.org.br

CAIXA
Indo contra todas as recomendações para conter a pandemia de Coronavírus Covid-19, agências da Caixa Econômica Federal estão lotadas

Fenae – Fed. Nac. das Assoc. do Pessoal da Caixa