Copagaz incentiva a criação da primeira revenda sustentável da marca

A Copagaz inovou e avançou nos investimentos em sustentabilidade para suas revendedoras. Com o apoio da companhia, o grupo Botura & Fagundes – proprietário de 28 revendas da distribuidora no Mato Grosso – inaugura uma unidade totalmente sustentável na cidade de Várzea Grande (MT). Em valores nominais, a revenda gera 30 mil reais por ano de economia em água e luz. A unidade deixa de emitir, aproximadamente, 30 toneladas de CO2 e poupa 25 mil litros de água por ano, por meio de um sistema de captação de água da chuva para reuso.

“Participamos de um congresso de sustentabilidade promovido pelo Sebrae, que tinha como proposta incentivar as empresas e entidades a adotarem um modelo de gestão sustentável. Depois, visitamos o Centro Sebrae de Sustentabilidade, que é a edificação mais sustentável da América Latina, e de lá pegamos inspirações para construir a nossa revenda. Nós desenhamos o projeto e apresentamos para a Copagaz, que entrou como parceira da iniciativa”, explica Vinicius Botura, diretor de marketing da Chama Gás e Água.

A unidade foi planejada com base nas tendências mundiais, unindo uma série de recursos, como usina solar fotovoltaica; captação de água para reuso; estrutura metálica aparente; fossa ecológica com tratamento de esgoto; construção favorecendo a iluminação natural; conforto térmico; iluminação 100% em LED; e, gestão de resíduos da construção. O investimento total no projeto foi de 330 mil reais. A Copagaz contribuiu com parte do valor.

“O intuito é expandir essa ideia aos nossos 2.800 revendedores. A nova unidade deve ser um modelo no segmento de GLP para todo o Brasil”, afirma Amaro Helfstein, diretor comercial da Copagaz.