Conheça na íntegra programação do São Paulo Fashion Week

 

Começou hoje a 48ª edição do São Paulo Fashion Week – N.48. O evento acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, e vai até o dia 18 de outubro. Ele é apresentado pelo Banco Santander, o banco da moda, com co-realização da IMM e IN_MOD – Instituto Nacional de Moda e Design.

#MAIS QUE EVENTO #MAIS QUE MODA

Com um olhar para além da moda e uma construção de longo prazo, o evento tem como proposta instigar e promover discussões sobre os novos modos de criar e fazer.  “O São Paulo Fashion Week celebra a potência da criação como expressão viva e afetiva das pessoas em sintonia com o tempo presente” afirma Paulo Borges, Diretor Criativo do SPFW

Duas marcas fazem sua estreia na temporada: Ângela Brito e Isaac Silva. Interpretando raízes afro de maneiras distintas, ambos trazem em seu discurso a pluralidade e a liberdade através da moda, com muita sensibilidade. “É exatamente esta riqueza de criações e visões que buscamos na curadoria de marcas quando pensamos o evento”, comenta Borges. Ao todo, são 26 marcas lançando suas coleções na temporada. 

Além dos desfiles, o evento conta com uma série de outras atividades como talks e palestras, exposição, oficinais e shows. 

#MODA #CONHECIMENTO 

A programação paralela é um dos destaques desta temporada. Em sua terceira edição, o Projeto Estufa – uma iniciativa do SPFW em parceria com o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) – tem como objetivo promover debates e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado, com desfiles e palestras acontecendo ao longo de toda a semana.

Pela primeira vez em uma semana de moda, os desfiles do Projeto Estufa serão traduzidos em libras e terão audiodescrição fazendo com que sejam acessíveis às pessoas com deficiência auditiva e visual, além da acessibilidade arquitetônica. Este projeto pioneiro foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e terá como comentaristas as jornalistas de moda Lilian Pacce, Erika Palomino além do consultor de tendências Dario Caldas. 

Estruturado em três pilares – inovação e tecnologia, comportamento e criatividade, todos permeados pelo olhar da sustentabilidade – chama a atenção pela quantidade de bons profissionais que estarão discutindo temos da atualidade. Destaque para a participação da jovem estilista britânica Bethany Williams na masterclass “Moda Inspirando Mudança Positiva”. Vencedora do Prêmio Queen Elizabeth II e finalista do Prêmio LVMH 2019, Williams vem falar sobre os desafios de criar uma marca de moda consciente e apresentar seu trabalho que combina práticas ambientais e sociais em busca de soluções de design sustentável para os grandes desafios do planeta. Para saber mais sobre a programação, acesse: https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/projeto-estufa-2019/

No dia 18, às 14h30, a Sherwin Willians realiza a palestra “Colormix 2020” para apresentar a cor do ano com a especialista Patrícia Fecci. O evento é gratuito e aberto ao público.

#MODA #ARTE

Este ano, o Projeto Estufa traz Roberto Martini, um dos profissionais mais visionários e inovadores da indústria criativa brasileira, como inspirador da edição. Ele também é o idealizador da exposição “HumanX- Todas as Perspectivas são Realidades Alternativas” que acontece dentro do Pavilhão, durante o SPFW N48

A exposição é um ensaio sobre as novas realidades sobrepostas que nos desafiam a interpretar o conceito do que é real, do que é verdadeiro e do que é humano. O espaço de instalação é dividido em duas etapas: ‘Galeria’, área de preparo e imersão de conteúdo sobre a obra e ‘Segundo Ato’ que une os conceitos de galeria e de uma experiência participativa. Ao adentrar a área, uma passarela se estende para a caminhada, nas laterais são posicionados estrategicamente 6 pessoas virtuais que só se tornam visíveis através dos óculos de realidade mista. Elas estão presentes no mesmo espaço, não interagem, mas ali estão vivas, respirando, coexistindo com o público em uma camada sobreposta da realidade. Ao caminhar pela passarela, o público entra em contato com o real através do digital. Observando essas pessoas, o cérebro imediatamente o reconhece como uma possível verdade, no entanto eles são imateriais.

 Ao todo, serão distribuídos 5000 ingressos para a visita da exposição para faculdades de moda e design. 

E, para quem quiser colocar a mão na massa e criar suas próprias intervenções artísticas, a Sherwin Willians também irá oferecer oficinas de customização de roupas com os sprays Colorgim. Elas acontecerão ao longo de todo o evento, no espaço da marca. 

#MODA #MÚSICA #ENTRETENIMENTO 

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o evento criou um lounge e uma área de entretenimento com bar, telões que transmitirão os desfiles e venda de bebidas. Nesta área, o Dj Rodrigo Bento – idealizador e residente do Coletivo Pilantragi – assina a curadoria musical do evento. Um dos principais representantes do resgate da Música Popular Brasileira para as pistas de dança de todo Brasil e do mundo, Rodrigo já se apresentou mais de 2700 vezes em 7 anos, realizou seis tours internacionais e já percorreu o Brasil de Norte a Sul. Do Samba aos Grooves, do regionalismo aos beats eletrônicos, ele coloca o público para dançar.  Destaque para a área externa com foodtrucks e carrinhos com vista para o lago. 

Na quinta-feira, dia 17, o influenciador Leo Piccon assume as pick ups e convida amigos da música para uma intervenção na área. Leo também será o âncora das Lives em todas as redes sociais oficiais do evento, que pela primeira vez utiliza equipamentos 6K em sua geração de conteúdo.

#MODA #INCLUSÃO 

No dia 18, às 15h30, o Instituto Free Free realiza um desfile que tem como principal finalidade incentivar o consumo transparente, ético e circular. A fim de dar ainda mais prestigio e voz aos projetos sociais que apoia, contará com nomes de Sabrina Sato, Preta Rara, Vovó Isaura, Manu Gavassi, Camila Coutinho, Rebeca Costa e Giulia Be na passarela, apresentando looks doados por renomados estilistas resignificados pelas artesãs das comunidades que apoia. 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, está trabalhando a inclusão de mulheres em situação de violência doméstica dentro do quadro de monitoras, integrantes do ‘Programa Tem saída’. 

O evento também recebeu 20 integrantes do ‘Programa Jovem Monitor’ para fazerem parte do grupo de monitores das salas além de receber mais 30 jovens para um tour no evento. Este programa desenvolve atividades artísticas com foco no aprimoramento e na formação de novos profissionais, sendo 54% das vagas garantidas a negros de macrorregiões de SP e é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. 

#MODA #EMPREENDEDORISMO 

Associar a marca Santander ao São Paulo Fashion Week, já na terceira edição da parceria, faz parte da estratégia de negócios e patrocínios do banco que quer ser reconhecido como o Banco da Moda e investe na construção de soluções financeiras para apoiar o segmento na realização dos negócios.

A instituição vem contribuindo com toda a cadeia produtiva da moda, desde costureiras, modistas, estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios. E no Farol Santander – o centro de empreendedorismo, cultura e lazer – existe uma agenda regular de encontros e debates com personalidades do setor aberto ao público. Além disso, o espaço recebeu os desfiles de abertura das últimas três edições do SPFW.

Além do Santander e da Sherwin Willians, a 48ª edição do SPFW tem como patrocinadores o Iguatemí São Paulo, Chilli Beans, Truss, Mercado Livre, Braskem e Café L’Or. Cada um deles realiza uma ação diferente envolvendo o público e incentivando a participação nesta que é a Semana de Moda mais importante do Hemisfério Sul. E como apoiadores o evento tem: Tivoli, Stella Artois, Focus e Bonafont.

O São Paulo Fashion Week é um evento Carbon Free e tem parceria com a Iniciativa Verde desde 2007. 

Acompanhe a cobertura completa e agenda oficial do São Paulo Fashion Week N48 em https://ffw.uol.com.br/spfw/n48/

Siga SPFW nas redes sociais @spfw e compartilhe #SPFWN48 #bancodamoda

SPFW

Com 24 anos de história, o São Paulo Fashion Week (SPFW) é a maior plataforma de divulgação de moda, design e criatividade do Hemisfério Sul. Reconhecido pela ONU como um case mundial, o SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país.

Somando 47 edições realizadas até abril de 2019, o evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.

IMM

A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte, entretenimento e venda de ingressos.

Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), o UFC, os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013, 2014 e 2015, os eventos de montarias em touro da PBR (Professional Bull Riders) e possui participação na Go Cup, no maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA.

Em entretenimento, a empresa tem uma sociedade com a Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio e promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Sunset Boulevard. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste São Paulo, que vai para a sua terceira edição. Recentemente, adquiriu a São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do País.

A IMM possui sua plataforma de ticketing – TUDUS, que é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e mais de 30 teatros entre Rio e São Paulo. 

IM-MOD

Criado em 2004, o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. Desde sua fundação, o IN-MOD trabalha para integrar esforços públicos e privados em torno de um planejamento sustentável de médio e longo prazo para a moda e o design brasileiros, gerando desenvolvimento através da Economia Criativa. Em 10 anos, o IN-MOD já promoveu 9 rodadas de Encontros de Economia Criativa, eventos internacionais, 54 exposições, instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros.

Desfile Ão – Projeto Estufa (Agência Fotosite)