Conheça as locações de sucessos de Hollywood que foram filmados na Turquia

Do clássico “James Bond” ao mais recente, chamado “Inferno”, todos eles tiveram esse país milenar como cenário

Para os aficionados por cinema, ter a chance de conhecer os estúdios e as locações de seus filmes favoritos é uma experiência incrível. Alguns sucessos de Hollywood, cidade mundialmente famosa por grandes produções cinematográficas, tiveram a Turquia como cenário ideal para recepcionar as estrelas do cinema. Veja abaixo uma lista de filmes e suas locações que não podem ficar de fora se você é um cinéfilo.

James Bond

Certamente, James Bond poderia ser turco. No total, foram três filmes do espião inglês, mais famoso do mundo, que usaram o país como cenário. O primeiro foi em 1964, com o filme “Moscou contra 007”, encenado por Sean Connery no papel de Bond, onde grande parte do filme foi rodado em Istambul. A Basílica Hagia Sophia, o Grand Bazaar (onstruído em 1455 e conta com mais de 3.600 barraquinhas e 64 ruas) e o Bazar de Especiarias também foram usados como cenário. 

Em 1999, o personagem Bond volta à Turquia, agora com o ator Pierce Brosnan na pele do espião para filme “007 – O Mundo Não é o Bastante”.  As cenas subaquáticas, em que Bond quase morre (e sobrevive de forma “milagrosa”, como de costume) foram filmadas no estreito de Bósforo, e é possível vislumbrar também a imponente Torre da Donzela (ou Kiz Kulesi).

Agora, com Daniel Craig interpretando o espião, a equipe de “007 – Operação Skyfall” desembarcou, novamente, na cidade de Istambul para mais gravações. E, mais uma vez, o Grand Bazaar foi um dos cenários do filme. Mas, dessa vez, as ruas do mercado são tomadas por eletrizantes perseguições de moto. Em Adana e Fethiye também mostram cenas com muita ação. A cena do trem em Adana é clássica no filme de James Bond, e Fethiye é usado para mostrar o espião em seu retiro para a paz e tranquilidade. O filme também traz algumas cenas de Istambul dos filmes anteriores.


Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança: as ruas turcas foram agitadas com intensas cenas de ação. A sequência de o “Motoqueiro Fantasma” foi filmada nas ruas da Capadócia, e duraram cerca de 14 dias. A equipe de produção comentou sobre a hospitalidade com que foi tratada e o quanto gostou da sua estada no país. Algumas filmagens ocorreram, também, no antigo teatro de Hierápolis, ao lado de Pamukkale.

Promessas de Guerra: o filme marca a estreia de Russell Crowe como diretor e conta a história de um australiano tentando rastrear seus três filhos desaparecidos após a Batalha de Gallipoli. A primeira metade do filme tem locação na Austrália, enquanto quase toda a segunda parte foi filmada em locações na Turquia, com locais impressionantes; em especial Kayaköy, perto de Fethiye, bem como muitas tomadas em torno de Çanakkale e Gallipoli.

Inferno: o último filme da trilogia de Código Da Vinci, adaptados dos livros do escritor Dan Brown – que, inclusive passou bastante tempo em Istambul para escrever essa última história –, também levou muita ação à Turquia. Com muito mistério, muitas das cenas de ação acontecem na Cisterna da Basílica Hagia Sophia. As filmagens duraram quatro dias na cidade, com centenas de cenas extras em volta do Grand Bazaar, da Praça Beyazit, da Basílica Hagia Sophia e da Mesquita Azul.

Com essas dicas, os turistas já podem montar um roteiro cinematográfico por vários lugares incríveis da Turquia e viajar, literalmente, pelas “telonas”.

Mais informações em Facebook: Descubra-Turquia / Instagram: @DescubraTurquia

Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.