Conheça alguns benefícios do consumo de carnes vermelhas

Por conta das dietas veganas e vegetarianas estarem em voga, muitas pessoas pararam de consumir a carne vermelha e, com isso, o corpo deixou de receber a proteína bovina.

Isso é prejudicial para o organismo, que necessita dessa proteína para manter o seu pleno funcionamento.

Ficou curioso e quer saber quais são os benefícios da carne vermelha para a sua saúde? Então, continue lendo esse texto que vamos falar um pouco sobre isso.

Benefícios do consumo da carne vermelha

A carne vermelha é rica em vários nutrientes, os quais são fundamentais para um melhor funcionamento do organismo, como os minerais, vitaminas lipossolúveis, ferro, zinco, vitaminas B6, B12 e proteína de alto valor biológico, que representa grande parte do peso do corpo humano.

A carne vermelha é muito indicada para pessoas que fizeram cirurgia e para atletas em recuperação, pois o principal componente dela é a proteína, que pode chegar a 30% da sua composição.

Além disso, ela contém todos os aminoácidos essenciais para o crescimento e manutenção do nosso corpo.

Quantidade recomendada de ingestão de carne vermelha

O Ministério da Saúde recomenda ingerir entre 300 g e 500 g de carne vermelha por semana, o que equivale a um bife pequeno por dia, cerca de 71 g.

Essa quantidade parece pequena, mas o consumo em excesso está relacionado com o aumento do risco de diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Por isso, não exagere.

E carne branca, pode?

As carnes brancas, de aves e peixes, contêm menor teor de gordura total e saturada que são prejudiciais à saúde. Assim, a sua ingestão é altamente recomendada.

Nutricionistas indicam que cerca de 100 g por dia, ou 700 g por semana é um consumo adequado para manter o equilíbrio e deixar a sua dieta balanceada.

Grávidas precisam ingerir carne vermelha?

Geralmente, as pessoas mais velhas costumam falar isso, e é verdade! Como já explicamos aqui, a carne vermelha é rica em proteína de alto valor biológico e contém todos os aminoácidos necessários para o desenvolvimento físico, cerebral, de todos os órgãos e também do crescimento adequado do bebê.

A carne é uma importante fonte de proteína, niacina, ferro, zinco e vitamina B12. As carnes vermelhas oferecem importantes nutrientes, como proteínas, Ômega-3 de cadeia longa, ferro, zinco, selênio, vitaminas B12 e B6, e possivelmente

vitamina D.

E os idosos?

Para os idosos, o consumo de carne bovina é de extrema importância, pois ela possui as vitaminas B6 e B12, que podem reduzir os níveis de homocisteína circulante e o fator de risco para doenças cardiovasculares.

Não tire da dieta

Ser vegetariano é uma boa escolha para as pessoas que se dão bem com dietas à base de carboidratos, mas é preciso consumir proteínas de qualidade e a carne vermelha é a melhor e a mais segura fonte de proteína ao nosso alcance.

Como variar a carne vermelha no cardápio?

Diversificar o cardápio da família é uma ótima oportunidade para comer carne e ingerir proteína diariamente, sem enjoar! E você sabe como fazer isso? Seguem algumas dicas de receitas simples para preparar no seu cotidiano.

  • Carne moída com legumes: essa é uma ótima dica para quem deseja variar na receita. Vale colocar batatas, cenouras, vagem e até um bom quiabo;
  • Carne moída para molho à bolonhesa: a maioria das pessoas adora um bom prato de macarrão com molho à bolonhesa. Por isso, se você faz parte desse grupo, já reserve o almoço de domingo com a família para preparar essa receita clássica dos italianos;
  • Bife: esse prato é um clássico e está muito presente no dia a dia dos brasileiros. Se for acompanhado de batata frita, então, fica ainda melhor!
  • Carne de panela: essa receita cai muito bem no inverno, já que ela costuma ter os verdadeiros acompanhamentos brasileiros: arroz, feijão e farofa. Por isso, para o cardápio do mês mais frio do ano, vale juntar toda a família e se reunir para saborear essa receitinha!
  • Bife à parmegiana: se você não abre mão de uma receita elaborada, mas ainda  fácil de ser feita, um delicioso Bife à parmegiana pode fazer parte do cardápio da semana. Aposte em batatas para dar um gostinho especial à refeição.

Gostou das informações sobre carne bovina e os benefícios que ela pode proporcionar à saúde? Então, não deixe de consumir a quantidade necessária por semana, pois isso é muito importante para ajudar no desenvolvimento e manutenção do corpo humano