Como transformar sua casa em um verdadeiro cinema

O sonho de todo cinéfilo de plantão é fazer da sua própria casa uma verdadeira sala de cinema. Mas, além de escolher os móveis e eletrônicos adequados para tal ambiente, alguns pontos também são essenciais para garantir o conforto, emoção e diversão nesse momento.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para promover e deixar esse cantinho do seu lar ainda mais especial!  Vamos lá?

Quais são os móveis necessários?

Um dos itens indispensáveis para uma boa sala de cinema, é uma televisão de última geração. Apesar de muitas produções ainda não serem feitas em 4K, muitos aparelhos já possuem essa tecnologia, que permite mais definição das formas e cores mais vivas.

Independentemente do gênero, uma boa produção só desperta as melhores emoções quando é acompanhada de um bom sistema de som! Então, um home theater também se faz essencial!

Para ter o conforto ideal na hora de maratonar suas séries preferidas ou assistir aos filmes mais premiados do ano, você também irá precisar de um sofá macio e aconchegante. Bom, aqui vale ressaltar que os estofados modulados, com encostos removíveis e com dimensões mais largas são as melhores opções.

Qual a iluminação ideal para uma sala de tv?

Para fazer da sua sala um verdadeiro cinema, você também precisará projetar uma iluminação adequada. Nada de luzes intensas e fortes! Escolha lâmpadas mais quentes, para promover mais conforto e evitar a sensação “fria” no ambiente.

Uma boa pedida é apostar em trilhos e spots de luz. Além de criar o que chamamos de luz focal, esse tipo de iluminação permite direcionar o facho de luz para determinada parte da sala e, com isso, evitar possíveis reflexos na TV.

Investir em arandelas também é uma excelente opção! Assim, você poderá deixar apenas as laterais da sala acesas, enquanto curte seu filme em um climinha agradável e gostoso. Para isso, você precisará de um eletricista para fazer o balizamento entre as luzes.

Como devo posicionar os móveis?

Quando montamos uma sala de cinema, também temos que levar em consideração algumas normas de ergonomia, afinal, nesse ambiente, você passará horas e horas sem perceber. Então, lá vai algumas dicas:

Distância entre a TV e o sofá

Para resolver essa questão, é necessário considerar os tamanhos da TV e da sala, seguindo a lógica de que, quão maior o aparelho, maior será a sua distância para o sofá.

O ideal é que o sofá seja posicionado com a distância mínima de 3 metros da TV. Assim, você poderá assistir a diversas produções, sem se preocupar com a visão.

Altura da TV

Outro ponto que deve ser dado bastante importância, é a altura em que a televisão será instalada. Não só nas salas de TV, mas em qualquer outro tipo de situação, para garantir o conforto do telespectador, é recomendado que o aparelho esteja sempre a altura dos olhos.

Acessórios de decoração para a sala de tv

Todo cinéfilo de plantão tem os seus personagens favoritos e, é claro, que você poderá decorar esse ambiente com quadros, posters e suas miniaturas preferidas.

Além do mais, alguns acessórios podem servir para deixar sua sala ainda mais confortável:

Escolha um tapete fofinho

Se você é daqueles que adora reunir os amigos em casa para curtir um bom filme e nem sempre todos cabem no sofá, o melhor a ser feito é escolher um tapete macio e felpudo. Assim, todos poderão se ajeitar em qualquer cantinho para curtir uma boa sessão.

Aposte em almofadas

As almofadas não só deixaram sua sala mais bonita, mas também com um ar muito mais confortável. Aqui, vale utilizar tecidos mais leves como o algodão e o linho, e as cores e tamanhos diversos estão liberados.

Mesa de centro

Por fim, para curtir um cinema —  seja sozinho, a dois ou com toda a galera —  uma boa pipoquinha não pode faltar né? Então, escolha uma mesa de centro que seja funcional, para apoiar copos, pratos, ou até mesmo outros objetos de decoração.

Bom, agora que você já sabe o que fazer para transformar sua casa em um verdadeiro cinema, é hora de usar a criatividade, escolher uma boa história e se divertir!