Como tornar a construção mais ágil com britagem e peneiramento móveis

Uso de novas ferramentas e tecnologias têm garantido mais benefícios para obras de construção civil

Com as últimas crises, o setor de construção civil brasileiro tem aprendido novas maneiras de continuar sua produção com o máximo de economia e adaptação a meios mais ecológicos e sustentáveis. Com a adoção de ferramentas mais tecnológicas – e até mesmo digitais –, trabalhadores têm a oportunidade de criar obras que atendem às demandas da sociedade.

Entre as medidas mais básicas – e extremamente eficientes – para isso, está a adoção de algumas ferramentas, como os britadores de mandíbulas móveis. Esses instrumentos permitem que os trabalhadores da construção civil reciclem e reaproveitem os materiais que já estão no local.

Obra sustentável

Uma obra sustentável, tanto do aspecto econômico, quanto ecológico, pode aproveitar muitos itens que já estão à disposição. Areia e brita, por exemplo, são materiais obrigatórios em praticamente qualquer obra. Geralmente são comprados de uma pedreira ou produtor de areia, mas isso pode sair bem caro de acordo com o preço do frete, do material e de outros custos agregados.

Além disso, há uma questão ambiental, pois a produção desses materiais normalmente compreende a extração da natureza. A preocupação de diversos ambientalistas é a escassez que a extração pode trazer ao meio ambiente, gerando prejuízos irreparáveis.

Para evitar isso, é possível utilizar tecnologias novas de britagem móvel ou semimóvel, otimizando a linha de produção e reduzindo consideravelmente os custos.

Economizando energia

Para que o preço do consumo de energia elétrica continue sendo inferior aos valores de frete e compra dos materiais que podem ser produzidos no próprio canteiro de obras, é importante pensar em alternativas para que o uso de energia elétrica seja também mais consciente.

Há muita flexibilidade em uma obra quando pensamos em economizar mais energia elétrica. O uso de geradores, por exemplo, é bastante incentivado para quem deseja ter mais economia durante o processo de construção. Para que ele seja mais sustentável, é necessário considerar qual é a matéria que ele consome para produzir a energia, sendo mais recomendado escolher um gerador híbrido.

Movimentação dentro do terreno

A questão da mobilidade também é importante para garantir mais agilidade e segurança dentro de um canteiro de obras. Por isso, ao escolher o melhor modelo de equipamento, isso também deve ser levado em consideração. Afinal, conforme a obra vai se desenvolvendo, o espaço pode mudar e novas necessidades podem surgir.

Foto: Divulgação