Como o pneu ajuda na economia do combustível

Com o atual preço da gasolina chegando perto dos R$ 4,50 em boa parte das cidades de todos os estados do Brasil, os motoristas começam a procurar por maneiras que os ajudem a economizar no combustível. E não somente a potência do motor influencia diretamente neste consumo, como também o pneu ajuda na economia do combustível, algo que pode ser muito bem aproveitado pelos motoristas.

São vários os fatores relacionados aos pneus que podem acabar revertendo em uma boa economia para o consumo de combustível do seu carro, seja pela sua forma, o tipo de material composto ou diversos outros. Sendo assim separamos três principais dicas que explicam para você como um bom pneu ajuda na economia do combustível do seu carro, confira agora.

Calibragem, balanceamento, e alinhamento

Segundo o site ReviewAuto, esta é, bem dizer, a santíssima trindade do bom funcionamento de um pneu e, consecutivamente, do bom funcionamento de um veículo. Isso porque a quantidade de presente em seu pneu acaba afetando diretamente no consumo de combustível do carro e, também, no conforto de todos os passageiros que estiverem nele.

Vale ressaltar também que a pressão adequada para calibragem do pneu do seu veículo está descrita no próprio manual do automóvel.

Já o balanceamento é um procedimento para equilíbrio do conjunto roda, pneu, válvula ou câmara do veículo, que tem como objetivo melhorar toda a estabilidade do carro e, também, a dirigibilidade. Realizar o balanceamento do veículo com uma certa frequência garante que o motorista esteja sempre confortável ao dirigir, além de trazer economia.

Recomendado a se fazer a cada 700 quilômetros, o alinhamento ajusta o ângulo das rodas e faz com que elas estejam perpendiculares ao solo e paralelas entre si, contribuindo para uma melhora do desempenho do veículo e, também, ajudando na economia de combustíveis.

Rodízio dos pneus 

O rodízio de pneus serve para compensar diferenças no desgaste do mesmo, estando indicado no manual do veículo quando que isso deve ser realizado. Ao fazer este rodízio, toda a questão de durabilidade do pneu acaba melhorando, assim como a sua estabilidade, garantindo não só um melhor funcionamento do veículo como também ajudando a economizar o uso de combustíveis.

Pneus ecológicos ou pneus verdes

Por último, temos este produto que aos poucos vem ganhando uma certa notoriedade dentro do mercado automobilístico mundial, devido a sua atuação e as economias provocadas pelo mesmo: os pneus ecológicos. Também chamados de pneus verdes, estes produtos são um passo importante para que a onda da sustentabilidade chegue, também, no mercado de automóveis.

Um dos principais modelos deste tipo de produto é o BluEarth AE01, da Yokohama, o qual possui uma avaliação extremamente positiva por parte de seus usuários. Quem utiliza este modelo afirma que ele proporciona uma aderência maior do veículo, um ótimo desempenho, uma diminuição no ruído e, também, uma boa redução no consumo de combustível – características que saltam os olhos dos consumidores.

Isso se dá devido a composição da sua borracha, que utiliza de óleo de laranja ao invés de óleos comuns, proporcionando, então, uma maior flexibilidade da borracha – o que acaba resultando em um menor consumo de combustíveis.

Imagem de Maaark por Pixabay