Como escolher uma impressora econômica

A escolha da impressora ideal é rodeada de critérios de funcionalidade que possam garantir alto desempenho do equipamento de acordo com a necessidade de uma empresa ou uma casa.  Sem dúvidas, identificar a real necessidade e demanda do ambiente é o primeiro passo para fazer a escolha correta entre uma impressora a laser ou impressora multifuncional. Mas para definir qual modelo é mais econômico é necessário um pouco mais de cautela. Continue lendo e descubra.

Como escolher uma impressora barata

Um dos erros mais comuns ao comprar impressora é acreditar que o modelo mais barato da impressora, necessariamente é o que oferece melhor custo-benefício.

É preciso avaliar quais são os valores que serão gastos com insumos – cartuchos e toners – além disso, atestar-se sobre a capacidade de impressão e intervalo para novos carregamentos. Portanto, tenha em mente qual a quantidade de cópias que serão tiradas por dia, se há necessidade de imprimir folhas coloridas ou apenas preto e branco e  rapidez.

Pesquise qual é o tipo de cartucho de tinta que será utilizado e coloque na ponta do lápis quanto gastará periodicamente para fazer a reposição. Se constatar que o gasto de cartucho será alto, considere a utilização de impressoras tanque de tinta. A impressora tanque de tinta pode ser recarregada com refis de tintas que chegam a custar R$56 com capacidade de impressão de  4 mil páginas. 

As impressoras com conectividade Wi-fi também podem ajudar a economizar.  Não há necessidade de instalação de software ou conexão com computadores. Também é possível imprimir direto do smartphone

Equipamentos com voltagem 220v podem oferecer uma economia expressiva em energia elétrica. Consulte se no ambiente terão tomadas disponíveis com compatibilidade para esta mesma voltagem.

Escolher uma impressora de uma marca desconhecida para comprar não é a melhor decisão, pois, pode ser difícil de encontrar assistência técnica ou mesmo peças genuínas em caso  de necessidade  de manutenção.

Economizar no toner ou cartucho não é uma opção

Toners e cartuchos compatíveis, que não são originais, além de impressões de má qualidade podem acabar danificando o equipamento. Por isso, antes de adquirir uma impressora, é fundamental conhecer sua capacidade de operação para não abrir mão de suprimentos originais.

Cada marca de cartucho e de toner possui uma forma diferente para identificar se os produtos são originais. Neste caso, faça uma pesquisa focada e investigue características na embalagem.

Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay