Colégio Poliedro de São José dos Campos promove a integração dos alunos no primeiro dia de aula

Escola de São José dos Campos (SP) aposta em atividades em grupo para promover laços de amizade e dar as boas vindas aos estudantes

Uma integração animada e acolhedora entre estudantes é a aposta do Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP), para o primeiro dia de aula (28/01). Todo início de ano letivo traz uma rotina divertida para os novos estudantes, com dinâmicas e atividades interativas. Já na entrada da escola, é realizada uma recepção exclusiva aos novos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, com apresentações dos professores e de toda a equipe.

“Neste período, os alunos sentem um misto de ansiedade e expectativas sobre a escola, os novos amigos e professores, as atividades a serem desenvolvidas e os conteúdos. Esse é um período especial, que ficará marcado na vida de muitos deles, como uma boa recordação”, afirma Carlos Eduardo Barreira Lambert (Kadu), coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro.

Os alunos também participam de um tour pelo Colégio conduzido por professores e monitores que apresentam aos alunos, de forma divertida, os departamentos, laboratórios, salas e espaços disponíveis e os colaboradores.

Nesta data, o Poliedro também realiza uma aula de zumba para estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio. A aula é facultativa. “Atividades em grupo no começo das aulas são fundamentais para promover a conexão entre os alunos e promover vínculos de amizade, importantes para o decorrer do ano letivo”, aponta Kadu.

Para ajudar aos filhos neste começo de ano, os pais, por sua vez, podem ajudar as crianças tranquilizando-as e transmitindo a segurança de que a escola é um ambiente acolhedor e de confiança. “Acompanhar o filho até a escola também é importante, até que seja recebido por algum colaborador, que dará as informações necessárias”, indica o coordenador.

O papel da escola

Confira dicas do coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro para escolas e professores promoverem integrarem os alunos aos colegas e à realidade escolar:

1 – A escola deve ser acolhedora com os estudantes e estar preparada para dar informações neste momento em que surgem tantas dúvidas. O aluno, desta maneira, se sente mais seguro quando é orientado sobre o que vai acontecer e o que ele tem que fazer.

2 – Realize uma recepção especial com apresentações dos professores e de toda a equipe.

3 – Leve os alunos para fazer um tour pela escola. Esse tour deve ser divertido e o responsável deve apresentar os colaboradores ao longo do caminho.

4 – Promova alguma atividade marcante e descontraída. No Colégio Poliedro, por exemplo, os novos estudantes podem participar de uma aula de zumba e também soltam balões coloridos no céu simbolizando a nova etapa na vida escolar.

5 – Realize dinâmicas de integração e em grupo para a sala de aula, onde os estudantes possam se divertir e se conhecer melhor. Ter um ciclo de amizades será importante para o bom andamento dos estudos durante todo o ano letivo.

Sobre o Colégio Poliedro

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Colégio Poliedro trabalha dia a dia com a missão de formar e transformar jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em cidadãos atuantes, protagonistas e conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na sociedade.

Para enfrentar o desafio de educar, o Colégio tem como proposta de formação a valorização do conhecimento em um ambiente estimulante, onde se destacam a dedicação, a autonomia e a tecnologia.

Para saber mais a respeito do Colégio Poliedro, acesse: www.colegiopoliedro.com.br.

Atividades em grupo no começo das aulas são fundamentais para promover a conexão entre os alunos
Divulgação – Poliedro