City Tour São José apresenta toda riqueza cultural da cidade

Céu azul e manhã ensolarada. Condições perfeitas para se visitar os lugares especiais da cidade, sem custo e com direito a explicação de guia turístico. O City Tour São José deste sábado (15), promovido pela Prefeitura, passou pelo Parque da Cidade, Vicentina Aranha e MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro).

Maria Luiza Almeida, de 70 anos, estava bem animada e, com um sorriso largo, contou para todo mundo que chegou ao ponto de partida do passeio primeiro que o ônibus que conduziria a turma.

“Acordei às 5h e deixei almoço pronto para o marido. Com certeza, participarei do próximo”, afirmou.

Moradora de São José há cinco anos, Maria Luzciola também aprovou a iniciativa. “Maravilhoso! Enriquece e ensina valores da nossa cidade. Eu nunca havia entrado no Memorial Aeroespacial Brasileiro. Para mim, é uma grande satisfação”, disse.

Com duração de aproximadamente quatro horas, o passeio turístico de ônibus é realizado quinzenalmente. A saída do Parque da Cidade acontece às 9h. São oferecidas 20 vagas.

Também acontece, em sábados alternados, o City Tour pelo Centro, por meio de caminhada com guias especializados. São realizadas visitas aos prédios históricos da região central. Um dos destaques desse passeio é a passagem pelo Mercado Municipal, quando ali ocorre a programação do Mercadão Vivo, também aos sábados.

De turista a guia

Os 12 integrantes que participaram do passeio neste sábado (15) foram surpreendidos com uma agradável surpresa no Memorial Aeroespacial Brasileiro. Afinal, um dos integrantes demostrou bastante intimidade com o local. Chefe do MAB, Esmeraldino Nascimento assumiu o posto de Capitão Esmeraldino e, com uma riqueza enorme de detalhes, explicou cada um dos objetos em exposição.

Capitão Esmeraldino contou como o memorial foi criado, detalhou elementos e métodos de produção de sondas, foguetes e veículos lançadores de satélite.

Criações e curiosidades sobre o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, também fizeram parte da prosa.

“Eu juntei o útil ao agradável. Essa iniciativa é muito boa. As pessoas precisam conhecer a cidade e as riquezas de atrações turísticas que São José oferece”, destacou o chefe do MAB.

E, quando questionado sobre a inversão de visitante para guia, o chefe do Memorial Aeroespacial Brasileiro abriu um enorme sorriso e concluiu: “Foi muito bom. Gosto muito de fazer isso”.

Inscrições

Central 156 ou e-mail: turismo@sjc.sp.gov.br

Roteiro/ônibus

São oferecidos 4 tipos de roteiros
– Saída do Parque da Cidade, aos sábados alternados, às 9h com 4h de duração
– Centro*
– Memorial Aeroespacial Brasileiro
– Parque Tecnológico*
– Jequitibá-Rosa
– Estação Ferroviária Eugênio de Melo
– Museu de Esporte
– Parque Alberto Simões
– Parque Vicentina Aranha
– Parque Santos Dumont
– Retorna para o Parque da Cidade

*roteiros panorâmicos

Foto: Lucas Cabral/PMSJC