Circulando com Marilda Serrano:Acervo em bronze da Galeria Victor Hugo é atração no Santa Rita

Alfredo Ceschiatti, Francisco Stockinger e Bruno Giorgi, três artistas e escultures entre os mais importantes do país, estão com algumas de suas obras expostas no Clube de Campo Santa Rita em São José dos Campos. Uma oportunidade rara de ver, de perto, o material de personalidades que fizeram história no Brasil. As esculturas em bronze fazem parte do acerto da Galeria Victor Hugo, em São José dos Campos. No total, são sete obras espalhadas pelo local, e que vão ficar à disposição por 120 dias.

“Tem peças do Ceschiatti, Giorgi e Stockinger. Nunca teve isso em São José. É uma coisa bem bacana e com muito conteúdo histórico. É bem legal”, disse Victor Hugo Rosa, proprietário da Galeria.

As obras estão expostas logo na entrada social do clube, no gramado. Inicialmente, a exposição é voltada aos sócios do clube e visitantes em eventos abertos. Porém, quem quiser ver as obras, mesmo que não seja sócio, poderá solicitar a entrada, na secretaria do Santa Rita.

Segundo o presidente da Associação Esportiva São José, Sebastião Blach, o objetivo do clube é apoiar a arte na cidade. Assim, foi firmada a parceria com a Galeria Victor Hugo.

Sobre os artistas.

Alfredo Ceschiatti nasceu em Belo Horizonte e teve grande contribuição com o trabalho arquitetônico de Oscar Niemayer na construção de Brasília. Na Capital Federal, o escultor mineiro, morto em 1989, tem  ‘As Iaras’, em bronze, no espelho d’água do Palácio da Alvorada; ‘A Justiça’, em granito, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal; ‘Os Anjos e Os Evangelistas’, na Catedral Metropolitana de Brasília; ‘As gêmeas’, em bronze, na cobertura do Palácio Itamaraty; ‘Anjo’, em bronze dourado na Câmara dos Deputados do Brasil, ‘A Contorcionista’, no foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro e a ‘Deusa Athena’, no saguão da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Na cidade, fez parte da Comissão Nacional de Belas Artes

Bruno Giorgi, paulista de Mococa (morto em 1993) revelava em seus trabalhos um crescente interesse pela temática e pelos tipos brasileiros. É autor da escultura ‘Candangos’, feita em Bronze (1960) e que fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Francisco Alexandre Stockinger, nascido na Áustria, em 1919, se naturalizou brasileiro e se fixou em Porto Alegre, onde ficou famoso pelas caricaturas para os jornais locais. As esculturas do artista tinham forte influência expressionistas. Ele morreu em 2009.

Contato:https://www.facebook.com/marilda.serrano