Cinco trilhas imperdíveis em Campos do Jordão

Se a sua escolha nas férias de verão for por dias mais amenos, proximidade com a natureza e distante do agito da praia, Campos do Jordão (SP) é a melhor opção.

Se você curte atividades ao ar livre, lembre-se de levar um bom par de tênis na bagagem, sua bicicleta e claro, um smartphone ou câmera fotográfica para registrar os melhores momentos das experiências, já que poderá  aproveitar várias  trilhas disponíveis nos arredores da cidade em meio à natureza, em percursos que podem ser feitos a pé, de bicicleta, passeios a cavalo e também outras mais radicais em quadrículos ou 4×4, entre outros.

Para o iniciante, a Trilha da Cachoeira da Galharada, no Horto Florestal, é ideal. O passeio a pé pelos 4,7 km é bem levinho e fácil de fazer, mesmo para quem não tem muito condicionamento. A caminhada é uma delícia para relaxar e curtir a natureza contemplando as araucárias e o verde da mata nativa, além de aproveitar, ao final, para se refrescar nas quedas d’água que dão nome à trilha.

Outra boa escolha é a Trilha do Zig Zag, uma das mais famosas da cidade, que pode ser feita caminhando, mas é perfeita para quem vai de bicicleta. De dificuldade média, seu trajeto tem início com mais de 15 Km de descida e muitos obstáculos naturais que fazem a cabeça de qualquer piloto. A Zig Zag segue vários quilômetros em estrada de terra, lugar ideal para se acelerar as pedaladas, finalizando o percurso no Vale do Lageado.

A Trilha da Casa Redonda, conhecida como Alto do Capivari, também aparece entre as indicadas para os iniciantes. São 16 km de ida e volta, partindo da Vila Capivari e atingindo mais de 1700m de altitude, oferecendo uma vista panorâmica de toda a região e com trechos de rara beleza que valem o esforço inicial da subida.

Para os mais radicais, amantes de mountain bike, a Trilha do Rola Tronco está entre as favoritas. São 23 km entre ida e volta partindo da Fonte dos Milagres, na Vila Capivari, cujo percurso, desce pela floresta com muitos troncos soltos e raízes lisas que fazem dessa trilha, com grau médio de dificuldade, a necessidade do acompanhamento de um guia qualificado, mesmo que você já tenha experimentado esse tipo de aventura.

A Trilha das Três Matas também está entre as preferidas pra quem vai de bike. Seu percurso, com 8km, começa na estrada que dá acesso ao Morro do Elefante. Ao longo do trajeto aparecem outras trilhas que, ao final, se encontrarm novamente com a principal. O ponto alto do passeio é, literalmente, o visual das pedras, a 1750m de altitude, local ideal para parar e contemplar a paisagem imperdível antes de seguir até o final do percurso, bem próximo da Fonte da Minalba.

 

Hotéis como o Toriba e o Vila inglesa também oferecem passeios e trilhas, mesmo para quem não está hospedado. A AvenToriba, por exemplo, tem percursos aos sábados, por diferentes trilhas na Serra da Mantiqueira.  No Hotel Vila Inglesa pode-se fazer passeios pelas trilhas a pé ou a cavalo, opção disponível também no  Parque Tarundu, palco de muitas outras atividades radicais outdoor.

Seja qual for sua escolha, tenha sempre em mente que o melhor formato é contratar um guia especializado para curtir com segurança e prazer os mais lindos passeios na Serra da Mantiqueira.

 

 

Campos do Jordao Eventos: organiza passeios e caminhadas individuais ou em grupo acompanhados de guias especializados: (12)3663-2166

Aventoriba: (12) 3668-5000

Hotel Vila Inglesa : (12) 3669-5000

BikeVille(12) 3664-3820

Cachoeira do Lajeado
(AvenToriba)
Trilha da Cachoeira da Galharada – Horto Florestal
(Divulgação)
Trilhas de Bike – Campos do Jordão
(Divulgação)
Trilha do Zig Zag
(AvenToriba)
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons