Cidade de Cruzeiro é contemplada na Chamada Pública da EDP e terá substituição de lâmpadas de maior consumo por LED na iluminação pública

 Cruzeiro é a quarta cidade da região a ser contemplada na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, e terá cerca de 650 pontos de iluminação pública modernizados com lâmpadas de tecnologia LED, que é mais eficiente, econômica e sustentável. O evento de assinatura do contrato com o município ocorreu hoje (26), na Prefeitura, com representantes da EDP e do órgão municipal.

LED

Com a instalação será possível reduzir o consumo de energia referente a iluminação em 346 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de 145 famílias. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema utilizado. O novo modelo também gera menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

Cruzeiro

“Trazer mais eficiência para a iluminação pública municipal é sinônimo de mais qualidade e segurança para a população. Além disso, com a economia gerada por meio das lâmpadas LED será possível redirecionar os recursos em prol da própria cidade”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP. O projeto de eficiência energética trará uma economia de energia para o município em torno de R$ 175 mil reais por ano.

A substituição dos equipamentos terá início ainda em 2019. O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos – CPP 001/2018 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O valor de investimento da EDP no projeto foi de aproximadamente R$ 860 mil.

Jacareí, Santa Branca e Monteiro Lobato são os outros municípios também contemplados com a eficientização da iluminação pública. A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP acontece anualmente, beneficiando ações de pessoas físicas e jurídicas que promovam a transformação por meio da eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica. O objetivo é incentivar propostas que contribuam com o combate ao desperdício e redução do consumo de energia na área de concessão da EDP.

Realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU), para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da EDP para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.

EDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui sete unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.