China, uma viagem para o futuro

Em 7 de outubro, o Expo Center Norte sediará o evento inédito “China, uma viagem para o futuro”. Realizado pela Cidade Center Norte, em parceria com a ABF – Associação Brasileira de Franchising e as consultorias BTR e Varese, o encontro trará os insights do Retail Think Tank Asia 2019. Nesta missão à China, com curadoria da BTR e Varese, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, dois grupos de representantes do varejo e franchising brasileiros fizeram uma verdadeira imersão no gigantesco país asiático por meio de workshops, visitas técnicas, reuniões de aterrissagem e tours exclusivos pelas cidades de Beijing, Shangai e Hangzhou.

Com o objetivo de entender os ecossistemas chineses e intensificar a internacionalização das franquias brasileiras, a ABF mais uma vez integrou a missão, que reuniu 94 participantes. “O que mais me impressionou desta vez foi a grandiosidade do sistema de franchising na China e o quanto as redes de franquias são importantes para os ecossistemas chineses. Apenas para citar um exemplo, a Suning.com, uma das maiores varejistas chinesas, opera em e-commerce e conta com mais de quinze mil lojas físicas, muitas delas franquias, conectadas de tal forma que as lojas são utilizadas para todo o processo logístico da empresa”, destaca André Friedheim, presidente da Associação, que completa: “Creio que muitas das experiências dos chineses em franquias e varejo podem nos ajudar na transformação digital pela qual passam as nossas franqueadoras no Brasil”.

De acordo com o balanço do franchising brasileiro, feito pela ABF, até o ano passado havia 145 marcas made in Brazil com operações em 114 países. Em 2017, eram 142 franquias atuando em 100 nações. Atualmente, operam na China as redes Calçados Bibi e Ronaldo Academy. A Coife Odonto operará com a marca VIP Dental e está em fase de implantação na cidade de Shenzhen.

Gabriela Baumgart, coordenadora do Comitê de Estratégia e Inovação da Cidade Center Norte, integrou o grupo de executivos levados pela ABF para essa recente imersão à China. “Foram 13 dias de muito aprendizado e uma experiência enriquecedora, onde pudemos conhecer ainda mais os ecossistemas de varejo dessa grande potência em constante transformação. Voltei ainda mais encantada com esse mundo de inovações e tecnologias disruptivas”, afirma.

“China, uma viagem para o futuro”

Exclusivo para convidados, o evento “China, uma viagem para o futuro” contará com uma intensa programação, com palestras ministradas por Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, e Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR e presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Também serão realizados painéis e debates com grandes expoentes do varejo e franchising brasileiros, que participaram das missões à China e trarão os principais aprendizados e percepções. Luiza Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, e a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) estão entre os participantes.

China

“Viajar para a China é um exercício de ir até o futuro, olhar as principais tendências do varejo, do franchising e dos meios de pagamento, e, ao voltar para o Brasil, poder repensar as estratégias, caminhos e alternativas a seguir. A ideia do evento é trazer os principais insights e referências que tivemos lá, sobretudo das visitas às empresas de varejo, e-commerce e franchising chinesas”, conclui Eduardo Terra.

Cidade Center Norte

Localizada na zona norte de São Paulo, a Cidade Center Norte é um complexo multiuso formado pelo Shopping Center Norte, pioneiro na região e um dos mais tradicionais e completos centros de compras e convivência de São Paulo; o Lar Center, primeiro shopping temático e referência no universo de arquitetura, design e decoração; o Expo Center Norte, centro de exposições e convenções que atende eventos de importantes segmentos da economia brasileira; o Novotel Center Norte, um dos mais sofisticados e modernos empreendimentos sob a bandeira Novotel no mundo, com investimento 100% do Center Norte e administração do Grupo Accor; e o Instituto Center Norte, organização sem fins lucrativos cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da zona norte de São Paulo.

ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por cerca de 2,5% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente, com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Imagem de Joachim Engel por Pixabay