Cervejaria Ambev ajuda empresas a economizarem até 34% de água

As mais de 150 empresas e indústrias usuárias do SAVEh (Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica) conseguiram reduzir seu consumo médio de água em até 34% entre 2017 e 2018. A ferramenta é uma plataforma online e gratuita pela qual a Cervejaria Ambev compartilha sua expertise em gestão de recursos hídricos com outras companhias de micro, pequeno e médio porte. O objetivo da iniciativa é auxiliar essas empresas a economizarem água durante o seu processo produtivo.

Com base na realização de um auto-diagnóstico, as empresas cadastradas podem identificar suas lacunas e selecionar ações para evolução das suas práticas, construindo um plano de ação personalizado que pode ser acompanhado mensalmente. A ferramenta possibilita, ainda, a criação de relatórios customizados pelas empresas para acompanhamento dos indicadores e divulgação dos resultados para o público interno, clientes e fornecedores, entre outros. O SAVEh pode ser acessado pelo portal https://saveh.com.br/.

“Nós conseguimos, nos últimos 15 anos, reduzir nosso consumo no processo produtivo em 45% com um conjunto de boas práticas e tecnologias que adotamos para a gestão da água que utilizamos. Vendo esses ótimos resultados, resolvemos desenvolver essa ferramenta para auxiliar outras empresas a conseguirem o mesmo e contribuirmos para a construção de um legado sustentável para as próximas gerações”, diz Filipe Barolo, gerente de Sustentabilidade Ambiental da Cervejaria Ambev.

A iniciativa está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial os ODS 6 (garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos), ODS 12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis) e ODS 17 (fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável). Além disso, ao estimular outras empresas a aumentarem sua eficiência hídrica, o SAVEh complementa os esforços da Cervejaria Ambev relacionados ao CEO Water Mandate, iniciativa estabelecida pelo Pacto Global da ONU que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo.

Sobre o SAVEh

O SAVEh é um sistema de autoavaliação de eficiência hídrica, que foi elaborado a partir do sistema de gestão ambiental da Cervejaria Ambev para auxiliar micro, pequenas e médias empresas a reduzirem o consumo de água em seu processo produtivo. Além de preservar o recurso, a plataforma também proporciona para as empresas benefícios como a diminuição do custo de produção, aumento de competitividade, aumento da segurança hídrica da indústria e de sua cadeia produtiva e a manutenção de empregos.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons