Categoria de Humor é destaque do Festival Mazzaropi de curtas

A competição de curtas-metragens homenageia pela primeira vez este gênero tão expressivo na obra de Amácio Mazzaropi

2º Festival Mazzaropi de curtas-metragens

O 2º Festival Mazzaropi de curtas-metragens, que acontece entre os dias 9 e 12 de abril, no Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP), terá como destaque a inédita categoria ‘Humor’. A mostra competitiva, que faz parte da 27ª Semana Mazzaropi, homenageia os 108 anos do nascimento do cineasta, produtor, diretor e ator Amácio Mazzaropi, um especialista no gênero.

Por meio de roteiros pastelões, criação de bordões e crítica política e social, o artista explorou o humor com maestria em várias produções no cinema, televisão, rádio e teatro. Entre elas, estão os clássicos ‘Jecão, um Fofoqueiro no Céu’, ‘Chico Fumaça’ e ‘Jeca Tatu’.

Além da nova categoria, o trófeu Mazzaropi premia também ‘Melhor Ator’, ‘Melhor Atriz‘, ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Filme’. As inscrições vão até o próximo dia 10 de fevereiro. Pelo regulamento, os curtas devem ter até 15 minutos de duração, não podem ter sido exibidos publicamente ainda e devem ter sido filmados há, no máximo, dois anos, entre outras regras. Os finalistas serão divulgados até 26 de março e os vencedores reconhecidos durante o evento, que tem entrada gratuita, em abril.

Amácio Mazzaropi

Com o objetivo de reconhecer o cinema nacional, o festival acontece no mesmo endereço onde ficavam os estúdios da PAM Filmes, a produtora de Mazzaropi, em meados dos anos 1970, e onde hoje é o Museu Mazzaropi. O acervo reúne mais de 20.000 peças da vida e carreira um dos maiores humoristas brasileiros.

Mais informações sobre o Festival podem ser encontradas no site https://festival.museumazzaropi.org.br/

Museu Mazzaropi

Já sobre o Museu Mazzaropi no telefone (12) 3634.3445 ou site www.museumazzaropi.org.br